Lista de WEBMinicursos (05 a 13/10):

WMC-26: INTRODUÇÃO EVOLUÇÃO ESTELAR E EXOPLANETAS
Proponente: SAB
Ministrantes: José Dias do Nascimento (UFRN), Leandro Almeida (UFRN) e Wladimir Lyra (NMSU/USA)
Ementa: Este WEBMinicurso é focado no público geral interessado em Astronomia e particularmente nos atuais avanços da Evolução e Estrutura estelar e busca por Exoplanetas. Na introdução, cobriremos aspectos observacionais e teóricos da astrofísica e abordaremos aspectos fundamentais da Teoria da evolução estelar, assim como da formação dos planetas no nosso sistema solar e dos exoplanetas. Apresentaremos as técnicas observacionais de busca por planetas, revisaremos alguns importantes conceitos da física, tais como emissão de corpo negro, constituição da luz entre outros e faremos um apanhado dos principais resultados pesquisa atual nesta magnifica aventura humana que é o entendimento do cosmos.
Videoaulas: 05/10/2020 a 13/10/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 14/10, das 10h às 12h
Público alvo: Geral



WMC-27: MEDIAÇÃO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MUSEUS DE C&T
Proponente: ABCMC
Ministrantes: Douglas Falcão Silva (MAST) e Antonio José Silva Oliveira (UFMA)
Ementa: Divulgadores de C&T experientes irão explorar aparatos interativos clássicos e inovadores em Centros e Museus de Ciência a fim de promover a troca de experiências exitosas nas formas de mediação. O objetivo será a discussão de estratégias que desencadeiem questões sociotécnicas a partir de experimentos clássicos como o gerador de Van Der Graaf, foguetes, desafios lógicos, jogos diversos, produção de vídeo de curtíssima duração com celular, etc.
Videoaulas: 05/10/2020 a 13/10/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 14/10, das 14h às 16h
Público alvo: Alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária: 8 horas



WMC-28: CRIANDO EXPERIMENTOS PARA O ESTUDO DA LINGUAGEM
Proponente: ABRALIN
Ministrante: José Ferrari Neto (UFPB)
Ementa: Concepção, elaboração e aplicação de métodos experimentais em Linguística. Conceitos básicos da experimentação Delineamentos Experimentais. Paradigmas Experimentais. Análise Estatística.
Videoaulas: 05/10/2020 a 13/10/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 15/10, das 10h às 12h
Público alvo: Alunos de graduação e de pós-graduação e público em geral
Carga horária: 8 horas



WMC-30: HORMÔNIOS E COMPORTAMENTO
Proponente: UFRN
Ministrante: Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (UFRN)
Ementa: O minicurso discutirá mecanismos das relações anatômicas e funcionais entre sistema nervoso e sistema endócrino. Serão estudadas relações entre hormônios e reprodução com ênfase na adolescência e modificações comportamentais e emocionais da resposta ao estresse. Este campo da ciência tem se aprofundado e as ações hormonais estão em destaque em diferentes processos cognitivos, como memória, aprendizagem, tomada de decisão e escolha de parceiros sexuais. O conhecimento da ação hormonal no sistema nervoso constitui uma área do conhecimento que amplia os horizontes das neurociências e de abordagens interdisciplinares no estudo do cérebro e do comportamento.
Videoaulas: 05/10/2020 a 13/10/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 16/10, das 10h às 12h
Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante



WMC-31: USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA
Proponente: UFRN
Ministrantes: Henrique Rocha de Medeiros (UFRN) e Lilian Giotto Zaros de Medeiros (UFRN)
Ementa: Os objetivos deste curso são demonstrar e fazer uma aplicação prática do uso de jogos didáticos como ferramenta para levar o conhecimento sobre as parasitoses que acometem os seres humanos e os animais domésticos, as medidas de higiene e prevenção a essas enfermidades para alunos de ensino médio (primeiro e segundo graus) e a população em geral. Para isso, o curso será dividido em quatro momentos : I) o que são jogos didáticos e como eles podem ser contextualizados e aplicados ao ensino; II) apresentação de exemplos de como relacionar o conteúdo didático abordado nas aulas, a realidade local da escola/ambiente e os jogos didáticos; III) realizar uma atividade prática do uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia; IV) discutir os métodos de avaliação do processo de ensino/aprendizagem usando os jogos. Com isso, espera-se contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, auxiliar a formação de futuros agentes que multiplicadores do saber, além de promover a saúde e educação para a população em geral.
Videoaulas: 05/10/2020 a 13/10/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 16/10, das 14h às 16h
Público alvo: Geral