Lista de WEBMinicursos (30/11 a 08/12):

WMC-38: O MUNDO DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES
Proponente: SBF
Ministrante: Farinaldo da Silva Queiroz (UFRN)
Ementa: O universo está em expansão? Do que é composto? O que são átomos e sua constituição? O que são partículas elementares e como detectá-las? Quais as leis fundamentais da natureza e como entender o universo através delas? Conseguimos descrever o mundo macroscópico? Conhecemos tudo que há no universo? Fundamentos básicos da física de partículas e algumas aplicações tecnológicas.
Videoaulas: 30/11/2020 a 08/12/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 09/12, das 10h às 12h
Público alvo: Alunos de graduação
Carga horária: 8 horas



WMC-39: ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: PASSEANDO ENTRE A QUÍMICA E A FARMACOLOGIA
Proponente: SBPM
Ministrantes: Silvânia Maria Mendes Vasconcelos (UFC), Jackson Roberto Guedes Almeida (UNIVASF) e Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal (UFC)
Ementa: Discutir sobre as principais plantas medicinais encontradas no Brasil que apresentam ações no sistema nervoso central (SNC). Relacionando suas características químicas e ações farmacológicas. Descrever testes comportamentais que são utilizados como modelos animais de ansiedade, depressão, esquizofrenia, convulsão e memória.
Videoaulas: 30/11/2020 a 08/12/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 09/12, das 14h às 16h
Público alvo: Alunos de graduação
Carga horária: 8 horas



WMC-40: HORMÔNIOS E COMPORTAMENTO
Proponente: UFRN
Ministrante: Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (UFRN)
Ementa: O minicurso discutirá mecanismos das relações anatômicas e funcionais entre sistema nervoso e sistema endócrino. Serão estudadas relações entre hormônios e reprodução com ênfase na adolescência e modificações comportamentais e emocionais da resposta ao estresse. Este campo da ciência tem se aprofundado e as ações hormonais estão em destaque em diferentes processos cognitivos, como memória, aprendizagem, tomada de decisão e escolha de parceiros sexuais. O conhecimento da ação hormonal no sistema nervoso constitui uma área do conhecimento que amplia os horizontes das neurociências e de abordagens interdisciplinares no estudo do cérebro e do comportamento.
Videoaulas: 30/11/2020 a 08/12/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 10/12, das 09h às 11h
Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária: 8 horas



WMC-41: JORNALISMO MÓVEL E MOBILIDADES NO CAMPO DO JORNALISMO
Proponente: SBPJor
Ministrante: Fernando Firmino da Silva (UEPB)
Ementa: História e conceito do jornalismo móvel e dos sistemas de mobilidades. Características do trabalho em mobilidade nas organizações jornalísticas e agências de notícia. Experiências nacionais e internacionais de jornalismo móvel. Potencialidade e consequências de narrativas em mobilidade. Infraestrutura infotécnica (redes 4G e 5G, smartphones, tablets, acessórios e computação em nuvem). Expansão do jornalismo móvel para contexto de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Questões éticas e deontológicas do jornalismo a partir do uso de tecnologias móveis digitais e redes sociotécnicas.
Videoaulas: 30/11/2020 a 08/12/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 10/12, das 14h às 16h
Público alvo: Alunos de graduação e de pós-graduação
Carga horária: 8 horas



WMC-43: COMO PREPARAR, AVALIAR, PUBLICAR E DIVULGAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
Proponente: ABEC
Ministrantes: Sigmar de Mello Rode (UNESP), Piotr Trzesniak (UFPE) e Germana Barata (LABJOR/UNICAMP)
Ementa: Abordar-se-á o artigo científico pelo ângulo de quem o escreve, o julga e o consulta. Um artigo decorre de uma pesquisa, devendo, desde sua concepção atender a aspectos epistemológicos, éticos e metodológicos. O curso focalizará esse processo e seu produto, proporcionando o aprendizado de estratégias para planejar, organizar, revisar, editar, ler e escrever textos científicos. Serão trabalhadas habilidades de escrita básicas, relacionadas à gramática, clareza e estilo. Discutir-se-ão as relações com os editores, tanto no papel de autor(a) como de consultor(a). A ciência aberta será enfatizada.
Videoaulas: 30/11/2020 a 08/12/2020
Dia e hora da aula ao vivo: Live: 11/12, das 14h às 16h
Público alvo: Profissionais/docentes/pesquisadores/ que estejam trabalhando em seus primeiros artigos científicos, ou que, mesmo experientes, desejem conhecer melhor o processo editorial e se identifiquem com o conteúdo e os objetivos do curso.
Carga horária: 8 horas