Lista de WEBMinicursos (junho a agosto de 2021):
WMC-01: APLICAÇÕES ESTÁVEIS ENTRE SUPERFÍCIES
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Alana Cavalcante Felippe (UFV) e Catarina Mendes de Jesus Sánchez (UFJF)
Ementa:
Superfícies Fechadas. Aplicações do plano no plano. Aplicações de superfícies no plano. Aplicações de superfícies na esfera. Aplicações de superfícies no toro. Aplicações entre superfícies fechadas.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
26/07/2021 - das 09h às 11h
Público alvo:
Alunos de graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-02: O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO UMA POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO PARA MATEMÁTICA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrante:
Willian José da Cruz (UFJF)
Ementa:
A matemática como atividade semiótica. Conceituando os Experimentos Mentais. Raciocínio abdutivo no uso dos experimentos mentais. Raciocínio diagramático e o sistema de representação. Características dos Experimentos Mentais. Exemplos de aplicações dos experimentos mentais no ensino de Matemática.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
27/07/2021 - das 09h às 11h
Público alvo:
Professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-03: MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL NA COVID-19
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Rodrigo Weber dos Santos (UFJF), Marcelo Lobosco (UFJF) e Bernardo Martins Rocha (UFJF)
Ementa:
Faremos uma breve introdução aos fundamentos matemáticos e computacionais aplicados no desenvolvimento de modelos para diferentes aspectos da COVID-19.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
28/07/2021 - das 09h às 11h
Público alvo:
Alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-04: EU COMIA E NÃO SABIA: FÍSICO-QUÍMICA DE ALIMENTOS E PROCESSOS
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Rodrigo Stephani (UFJF), Ítalo Tuler Perrone (UFJF) e Igor Lima de Paula (UFJF)
Ementa:
A química de alimentos está caracteristicamente relacionada à identificação dos determinantes moleculares, das propriedades materiais e da reatividade química de matrizes alimentares, bem como à aplicação efetiva desse entendimento à melhora de formulações, processos e estabilidade dos alimentos. Um de seus objetivos é a determinação de relações de causa-efeito e estrutura-funcionalidade entre as diferentes classes de componentes químicos. Dentro deste cenário, o minicurso visa relacionar os fundamentos da química à influência do processamento industrial nos constituintes das bebidas e dos alimentos.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
29/07/2021 - das 09h às 11h
Público alvo:
Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e de pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-05: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO ONLINE E ATIVO DA QUÍMICA
Proponente:
SBQ
Ministrantes:
Guilherme Andrade Marson (USP), Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus (UFMG) e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)
Ementa:
Prover estratégias de ensino e recursos de aprendizagem que possam ser empregados para a formulação e aplicação de propostas ativas de ensino online para a química. Apresentar o repertório de recursos educacionais e conhecimentos prontamente disponíveis nas produções da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), bem como noutras fontes selecionadas. Fomentar o estabelecimento e ampliação das redes profissionais entre participantes do curso. Contribuir para a disseminação do conhecimento científico, entendido como capital público fundamental para o bem comum. Combater a desinformação e o negacionismo científico.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
30/07/2021 - das 09h às 11h
Público alvo:
Professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-06: PRINCÍPIOS DA TECNOLOGIA DE LÁCTEOS CONCENTRADOS E DESIDRATADOS
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Ítalo Tuler Perrone (UFJF), Rodrigo Stephani (UFJF) e Júlia Francisquini (UFJF)
Ementa:
Introdução aos processos de concentração e secagem em lácteos. Tecnologia de Produção de doce de leite. Tecnologia de produção de leite condensado. Tecnologia de produção de lácteos desidratados.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
26/07/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e de pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-07: INTRODUÇÃO À PESQUISAS QUANTI-QUALITATIVA EM SAÚDE COLETIVA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Waneska Alexandra Alves (UFJF), Lina Rodrigues Faria (UFSB) e Luciana Karen Calabria (UFU)
Ementa:
Importância da pesquisa científica na área da saúde; implicações éticas da pesquisa na área da saúde; delimitação do problema de pesquisa; estratégias de busca de dados e informações; conhecimentos científicos produzidos pelas pesquisas quali-quantitativa; delineamentos metodológicos de pesquisas quantitativa e qualitativa; alguns aspectos relativos à análise de dados.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
27/07/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-08: INTRODUÇÃO AO MANEJO DE DADOS EM SAÚDE PÚBLICA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Milena de Oliveira Simões (UFJF), Eulilian Dias de Freitas (UFJF) e Waneska Alexandra Alves (UFJF)
Ementa:
Introdução aos princípios metodológicos da pesquisa quantitativa em saúde com enfoque nos estudos epidemiológicos e sua interface com a interdisciplinaridade; principais delineamentos das pesquisas quantitativas em saúde; introdução aos dados primários e instrumentos de coletas de dados; introdução aos dados secundários e suas fontes; vantagens e limitações do uso de dados primários e secundários em pesquisas quantitativas.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
28/07/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-09: EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA ACADEMIA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Débora Marques (UFJF), Leonardo Miranda Frossard (UFJF) e Rafael Aquino (UFJF)
Ementa:
O que é Inovação? As Hélices: Tríplice, Quádrupla e Quíntupla. Como transferir a minha tecnologia para o mercado? Spin-offs acadêmicas e startups. O papel dos Ambientes de Apoio à Inovação.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
29/07/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-10: INOVAÇÃO PARA CIENTISTAS: LEVANDO SUA PESQUISA DA BANCADA PARA O MERCADO
Proponente:
SBPC - Sociedade
Ministrantes:
Daniel Pimentel Neves (Emerge) e Lucas Silva Delgado (Emerge)
Ementa:
A proposta deste minicurso consiste em apresentar para os cientistas o processo de transferência de tecnologia, gestão da inovação, propriedade intelectual, estratégia de negócios, constituição de empresas dentro das universidades e centros de pesquisa, captação de recursos públicos e privados, bem como o relacionamento com grandes indústrias. O objetivo é que, ao fim do curso, os cientistas possam ter clareza dos próximos desafios e como dar o primeiro passo em direção a construção de um negócio em torno da sua pesquisa.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
30/07/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Alunos de Pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-11: DESENVOLVIMENTO EM UM MUNDO PÓS-PANDÊMICO: INTEGRANDO AS VISÕES DA ECONOMIA E ECOLOGIA
Proponente:
ECOECO
Ministrantes:
Daniel Caixeta Andrade (UFU), Lucas Ferreira Lima (UNICAMP) e Beatriz Macchione Saes (UNIFESP)
Ementa:
Desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade fraca e forte. O Antropoceno e crises socioambientais contemporâneas. Economia ecológica, políticas ambientais e suas ferramentas. Políticas econômicas, recuperação econômica e limites ao crescimento no mundo pós-pandêmico.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
26/07/2021, das 16h às 18h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-12: OFICINA DO SENTIR: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA DO MEU LUGAR CASA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Sandrelena da Silva Monteiro (UFJF), Juliane Figueiredo Fonseca (UFJF) e Mônica Cristina Henriques Leite Olender (UFJF)
Ementa:
No atual contexto pandêmico da COVID19, temos sidos “convidados” a ficar fisicamente em casa, e nesse sentido, outro convite nos tem sido feito, o (re)habitar nosso espaço casa. Neste (re)habitar nossa casa, nos deparamos com um “estranho”, a Universidade, que se antes tinha seu lugar definido na mochila ou mesa de estudos, agora, de forma desmedida, ocupa todos os espaços, confundindo luz e sombra, espaço e tempo, sons e imagens. O WEBMinicurso propõe, por meio da experiência corporificada a ressignificação sensível do habitar o nosso espaço existencial casa. A experiência enquanto espaço-tempo de uma tomada de consciência da própria condição no mundo. Uma experiência que se constitui em uma perspectiva interdisciplinar, em que as ciências da educação, arquitetura e saúde se interconectam afirmando o princípio de que todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
27/07/2021, das 15h às 17h
Público alvo:
Alunos de graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-13: A EMERGÊNCIA DO 5º PODER: QUEM FISCALIZA QUEM TEM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Iluska Maria da Silva Coutinho (UFJF), Gustavo Teixeira de Faria Pereira (UFJF) e Ana Paula Goulart de Andrade (PUC-RIO)
Ementa:
Abordagem do quinto poder a partir de sua emergência na internet e por meio da atuação e mobilização dos cidadãos; Discussão dos embates entre quarto (jornalismo) e quinto poderes; Internet como espaço de informação, desinformação e fake news; Algoritmos, redes sociais e usuários maliciosos. Liberdade de expressão, regulação e regulamentação da mídia. Jornalismo como sistema perito. Sistema de crenças X estratégia de publicidade. Campanhas desinformativas. O que a publicidade pode dizer sobre as fake news. Reflexões acerca do papel do jornalismo e dos jornalistas em meio a um cenário de infodemia
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
28/07/2021, das 16h às 18h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-14: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO VS. DESINFODEMIA: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS
Proponente:
SOCICOM
Ministrantes:
Erivam Morais de Oliveira (ESPM), Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Aletéia Patrícia de Almeida Selonk (PUCRS)
Ementa:
O minicurso se propõe a refletir sobre dinâmicas de ensino-aprendizagem em comunicação diante de um cenário de interações entre alunos-professores e academia-sociedade cada vez mais mediadas pelas tecnologias. Serão abordadas diferentes interfaces do processo comunicacional, a partir da perspectiva da educação para as mídias, do jornalismo à folkcomunicação, passando pelo ensino nas áreas de cinema e audiovisual.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
29/07/2021, das 15h às 17h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-15: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O DESAFIO DE INCLUIR DIFERENTES PÚBLICOS
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Diélen dos Reis Borges Almeida (UFU), Bárbara Bastos de Lima Duque (UFJF) e Sônia Miranda de Oliveira (Cefet-MG)
Ementa:
Pretende-se explorar algumas questões fundamentais para a comunicação pública da ciência, com foco na inclusão de públicos historicamente negligenciados. Dividido em três partes, o curso abordará conceitos básicos da divulgação científica, recursos para desenvolver estratégias de comunicação eficaz para públicos distintos, apresentação de projetos de comunicação exitosos desenvolvidos em instituições de pesquisa para públicos específicos e encontro virtual para orientações e tira-dúvidas. O objetivo é orientar pesquisadores, futuros pesquisadores e professores da rede de ensino no desenvolvimento de projetos de divulgação científica, com atenção para a linguagem, o meio, a mensagem e os atores envolvidos no processo comunicacional para cada público. Como tratar a informação para que os variados grupos sociais se apropriem do conhecimento científico, impactando na formação cidadã e promovendo o debate público, com trocas de saberes entre a comunidade científica e a sociedade.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
30/07/2021, das 16h às 18h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-16: FÍSICA NUCLEAR BÁSICA PARA JORNALISTAS - EMERGÊNCIAS RADIOLÓGICAS, O PAPEL DO JORNALISMO CIENTÍFICO E A RELEVÂNCIA SOCIAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA COMO SOCIEDADE CIENTÍFICA INDEPENDENTE
Proponente:
SBPR
Ministrantes:
Alfredo Lopes Ferreira Filho (SBPR), Denise Sahyun Levy (IPEN) e Ricardo Tadeu Lopes (COPPE/UFRJ)
Ementa:
Este curso busca instrumentalizar os jornalistas, fomentando reflexões e diálogos relativos às muitas aplicações das radiações na medicina, na indústria, na agricultura e na pesquisa científica. De forma clara e contextualizada, serão abordados os riscos para a saúde, o caráter multi e interdisciplinar da proteção radiológica, o tema das emergências radiológicas, associadas ao vasto leque de cenários e ampla magnitude de consequências, o papel do jornalismo científico para atenuar o impacto sócio-econômico de um eventual acidente. A relevância de uma sociedade científica independente.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
27/07/2021, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-17: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIREITO À INFORMAÇÃO: LIMITES E TENSIONAMENTOS
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR), Luiz Felipe Novais Falcão (UFJF) e Simone Teixeira Martins (UFJF)
Ementa:
Abordagem dos aspectos constitucionais da liberdade de expressão e do direito à informação. Discussão da atuação profissional do jornalista no tensionamento desses aspectos em detrimento dos interesses de fontes e pessoas acionadas e envolvidas pela notícia; Diálogo entre tecnologias, liberação do polo emissor, acessos ao universo virtual e desinformação; Fomento de reflexões sobre marcos regulatórios das mídias e as disputas por poder simbólico na sociedade da informação.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
29/07/2021, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-18: REDES SOCIAIS PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Flávia Valério Lopes (UFJF), Laís Cerqueira Fernandes (UFJF) e Clecius Campos Corrêa (UFJF)
Ementa:
De forma prática e com exemplos concretos, iremos explicar como trabalhar conteúdos de pesquisas, estudos e programas de pós-graduação nas diversas redes sociais. Falaremos sobre a linguagem de cada plataforma, como tornar a ciência acessível aos mais diversos públicos e de que forma ampliar o alcance de suas páginas. O curso também aborda produção de podcasts e ferramentas de SEO.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
02/08/2021, das 09h às 11h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-19: UMA UTOPIA PARA NOSSO TEMPO: TRANSUMANISMO E OUTRAS IDEIAS
Proponente:
SBPC - Sociedade
Ministrantes:
Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP) e Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho (USP)
Ementa:
O desenvolvimento econômico e científico dos últimos dois séculos permite uma utopia realizável. Cresceu a expectativa de vida. Melhorou sua qualidade. Mas que sentidos dar ao tempo liberado do trabalho? Pouco se discute este assunto. Para Arthur Clarke, "o objetivo do futuro é o desemprego total, de modo que poderemos brincar". Isso é possível? O curso unirá os temas do avanço científico e tecnológico, do transumanismo, do ócio criativo (De Masi) e da utopia para propor uma orientação da vida para a cultura, a atividade física e o entretenimento de qualidade.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
03/08/2021, das 09h às 11h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-20:
CANNABIS
: DIMENSÕES TERAPÊUTICAS E SOCIAIS DE UMA PLANTA PROSCRITA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Paulo Fraga (UFJF) e Rodrigo pastor (UFOP)
Ementa:
A proposta do curso é discutir e informar sobre as propriedades terapêuticas da cannabis, as implicações da necessidade de regulação e acompanhamento prescritivo e as dimensões sociais e os impactos dos aspectos socio-históricos de sua proscrição e proibição sobre indivíduos grupos e populações. Assim, o curso pretende fazer um diálogo entre áreas de conhecimentos distintas, no caso a medicina e a sociologia, e seus olhares diferenciados e convergentes acerca da cannabis, suas características terapêuticas e as consequências legais e punitivas de sua proibição. O curso abordará ainda as recentes despenalizações e regulações em determinados países e estados americanos e o debate brasileiro.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
04/08/2021, das 09h às 11h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-21: INDEPENDÊNCIAS E PROJETOS PARA O BRASIL
Proponente:
ANPOCS
Ministrantes:
Christian Edward Cyril Lynch (UERJ), Simone Meucci (UFPR) e Antonio da Silveira Brasil Jr. (UFRJ)
Ementa:
Com a aproximação de duas efemérides – 200 anos da Independência e 100 anos do modernismo –, o minicurso, proposto em parceria com a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), fará um balanço histórico das interpretações e dos projetos da sociedade brasileira a fim de ganhar perspectiva para os desafios que estão colocados no presente. Três momentos serão abordados: o Império; a República, o modernismo e a revolução de 1930; e o desenvolvimentismo e as ciências sociais profissionais.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
05/08/2021, das 09h às 11h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-22: PATRIMÔNIO CULTURAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrante:
Rodrigo Christofoletti (UFJF)
Ementa:
A mundialização nos modos de preservação dos bens culturais, bem como da chamada "diplomacia pelo patrimônio" tem crescido consideravelmente e suas demandas ramificaram-se em temas como a destruição de patrimônios; os estudos comparativos entre estados parte da Unesco; pesquisas em patrimônios considerados "estrangeiros" ou trazidos por levas de imigração; o tráfico ilícito de bens e o soft power, potencializando, assim, a correlação entre a musealização e a mundialização dos patrimônios no mundo contemporâneo. Neste minicurso serão tratados esses e outros assuntos relacionados à temática.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
06/08/2021, das 09h às 11h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-23: MANEJO E PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA NO ENSINO BÁSICO
Proponente:
SBP
Ministrantes:
Maycoln Leôni Martins Teodoro (UFMG), Luciana Almeida Santos (UFMG) e Luciene Rocha (UFMG)
Ementa:
O curso busca oferecer aos profissionais da educação básica uma perspectiva histórica e científica sobre o comportamento suicida, focando na avaliação, prevenção e articulação com a rede intersetorial.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
02/08/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-24: TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: CONCEITO, AVALIAÇÃO, PESQUISA E INTERVENÇÃO
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Daniel Alexandre Gouvêa Gomes (UFJF), Iracema Abranches (UFJF) e Lélio Moura Lourenço (UFJF)
Ementa:
Conceito do Transtorno de Ansiedade Social (TAS); histórico, prevalência, comorbidades e critérios diagnósticos de acordo com os manuais (DSM e CID); principais instrumentos de avaliação e rastreio do TAS; métodos de intervenção baseados na Terapia cognitivo comportamental individual e em grupo; principais técnicas para o tratamento do TAS, aplicadas em grupos; dinâmicas de grupo para o TAS em TCCG; histórico do Núcleo de Estudos sobre Violência e Ansiedade Social (NEVAS) da UFJF; pesquisas de mestrado e doutorado realizadas pelo núcleo; protocolo para o manejo clínico do TAS, baseado em um modelo construído pelo NEVAS.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
03/08/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Alunos de graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-25: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: GÊNERO, ESTEREÓTIPOS E PARCERIA ÍNTIMA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Monique Bernardes de Oliveira Ferreira (UFJF), Luciana Xavier Senra (UCP) e Lélio Moura Lourenço (UFJF)
Ementa:
Conceito e tipologias de violência contra a mulher, considerando as dimensões e temáticas de gênero, estereótipo e as vivências de parceria íntima que, muitas vezes, suscitam de maneira direta não somente as condutas agressivas contra a mulher, como também a indireta por serem preditores subjacentes da violência que antecede o ato agressivo, inclusive em contexto da pandemia por COVID-19."
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
04/08/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-26: ENSINO DE CIÊNCIAS COM BRINQUEDOS CIENTÍFICOS DE BAIXO CUSTO
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF) e Wagner da Cruz Seabra Eiras (IF Sudeste-MG)
Ementa:
Neste curso será desenvolvida uma proposta interativa de ensino de ciências, baseada na construção de brinquedos científicos com materiais de baixo custo. A proposta está fundamentada numa metodologia, desenvolvida pelos autores, denominada Brincadeiras Científicas Investigativas (BCI), que visa o desenvolvimento do protagonismo autônomo de crianças por meio de atividades lúdicas que envolvem levantamento de hipóteses, investigação e tomada de decisões relativas ao funcionamento dos brinquedos.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
05/08/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-27: METODOLOGIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Proponente:
SBF
Ministrante:
Débora Peres Menezes (UFSC)
Ementa:
Existem na nossa sociedade estruturas muito robustas que ajudam a disseminação das pseudociências e das fake news, muitas vezes geradas pela submissão sistemática de poderes públicos a interesses privados. Essas estruturas impõem aos cientistas um esforço extra, para além de fazer ciência: o de comunicar o que é e o que não é ciência, trabalho nada simples para o qual os cientistas não estão treinados. Vou discutir o que é o método científico, como o consenso é atingido, qual a relação entre pseudociências e negacionismo científico e como começar a fazer divulgação científica.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
06/08/2021, das 13h às 15h
Público alvo:
Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e de pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-28: EDUCAÇÃO NA PRISÃO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Rogéria Martins (UFJF) e Lucas Eduardo Pereira Silva (UFJF)
Ementa:
Discutir a Política Nacional de Educação de Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade no Brasil, como esses documentos buscaram sistematizar as ações educativas nos contextos de privação de liberdade, mobilizando esforços para orientação de modelos que reforcem a garantia do direito a educação de todas as pessoas, inclusive as em situação de privação de liberdade, reconhecendo as condicionalidades sociais, econômicas, políticas e culturais desses grupos socialmente diferenciados. Também discutir os elementos da dinâmica da prática pedagógica nos ambientes de restrição de liberdade: socioeducativo e sistema prisional.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
02/08/2021, das 16h às 18h
Público alvo:
Alunos de graduação e professores da educação básica
Carga horária:
8 horas
WMC-29: GRIOTAGENS: FORMAÇÃO DOCENTE AFROPERSPECTIVADA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrante:
Jussara Alves da Silva (UFJF)
Ementa:
Emerge a necessidade da formação docente proporcionar possibilidades de descolonização do ambiente escolar, garantindo o direito a uma educação multicultural que abrace a diversidade étnico-racial numa pedagogia que combata o racismo. Para tal, nosso webminicurso apresentará as "Griotagens" enquanto "Práxicas afroperspectivadas em educação". O nome foi inspirado nos griôs do Mali, no continente africano, e busca afro referenciar o currículo escolar, inserindo narrativas, brincadeiras e canções africanas de diversas regiões do vasto continente africano, subsidiadas pelos valores civilizatórios afro-brasileiros, marcadores das africanidades e pela cosmopercepção africana.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
03/08/2021, das 15h às 17h
Público alvo:
Professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-30: HISTÓRIA ENSINADA SOB ATAQUES: POLÍTICAS PÚBLICAS E COTIDIANO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Sonia Regina Miranda (UFJF), Fabiana Rodrigues de Almeida (UFJF) e Felipe Dias de Oliveira Silva (UNICAMP)
Ementa:
Ao mesmo tempo em que o golpe de 2016 foi gestado e consolidado, a Educação, e especialmente o Ensino de História, se tornaram alvos de intenso debate público e especulação acerca "do que ensinar". Esse minicurso objetiva discutir os paradigmas do Ensino de História e imagens de mundo projetadas a partir dos discursos do Escola sem Partido e da BNCC de História. Pretende-se apontar contradições e elementos de tensão nesses projetos, que vão na contramão da construção de um ensino cidadão e democrático. Buscaremos, ainda, dar visibilidade a práticas pedagógicas que resistem e reinventam outros caminhos possíveis para uma educação em tempos de barbáries e intolerâncias.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
04/08/2021, das 16h às 18h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-31: MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Dileno Dustan Lucas de Souza (UFJF), Guilherme Goretti Rodrigues (UFRRJ) e Simone da Silva Ribeiro (UFJF)
Ementa:
Oferecer aprofundamento dialógico sobre Movimentos Sociais Populares e sua relação com a Educação do Campo enquanto sujeito educativo. Refletir as lutas, concepções e práticas educativas e a defesa das escolas do campo.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
05/08/2021, das 15h às 17h
Público alvo:
Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e de pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-32: FOTOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE: O DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIAS E ARTES DESDE OS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS EXPERIMENTAIS ATÉ A FOTOGRAFIA DIGITAL.
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrante:
Bárbara Lúcia de Almeida (UFJF)
Ementa:
A origem da fotografia: arte, ciência e sociedade. A história do desenvolvimento da fotografia. Processos fotográficos experimentais. Fotografia científica. Fotografia digital e ensino. Processos fotográficos experimentais e ensino. A ferramenta fotográfica interdisciplinar no século XXI.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
05/08/2021, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-33: MODA E GÊNERO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Proponente:
UFJF - CEL
Ministrantes:
Paulo Rodrigues de Oliveira Júnior (UFJF) e Maria Claudia Bonadio (UFJF)
Ementa:
"Moda e gênero: uma perspectiva histórica" possui a proposta de abordar questões sobre moda e gênero por meio da perspectiva histórica, abordando os seguintes temas: como a ideia de construção cultural na separação entre roupas masculinas e femininas, como foi construída essa divisão no vestuário desde o século XIV; roupas e aparências como forma de resistência às identidades padrão de gênero; apresentar conceitos que relacionam moda e gênero, tais como travestismo, unissex e sem gênero, observando a relação entre tais conceitos e a indústria e mídia de moda.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
03/08/2021, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-34: ARTIGO CIENTÍFICO: REDAÇÃO, ÉTICA, AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Proponente:
ABEC
Ministrantes:
Sigmar de Mello Rode (UNESP), Piotr Trzesniak (UFPE) e Germana Barata (UNICAMP)
Ementa:
O curso se destina a quem esteja trabalhando em seus primeiros artigos (ou quem, mesmo experiente, deseje saber mais sobre o processo editorial) e visa apresentar, numa abordagem estratégica (mais que operacional), as perspectivas de quem escreve, avalia ou consulta um artigo científico. Serão dadas recomendações sobre forma e conteúdo, oferecendo dicas sobre a prática de escrita e de leitura crítica de textos. O curso focaliza o processo e o produto, proporcionando o aprendizado de estratégias para planejar, organizar, revisar, editar, ler, escrever e divulgar textos em Ciência e Tecnologia.
Videoaulas:
25/06 a 25/07/2021
Dia e hora da aula ao vivo:
06/08/2021, das 16h às 18h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas