Lista de webminicursos:

WMC-01: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO R E SEU USO NA ÁREA DE SAÚDE
Proponente: UnB - UnB
Ministrantes: Calliandra Maria de Souza Silva (UnB) e Izabel Cristina Rodrigues da Silva (UnB)
Ementa: O uso de big data tem impactado em todas as áreas da ciência. Por exemplo, para o uso de big data na área de saúde, tem-se: a medicina de precisão (precision medicine); os prontuários eletrônicos do paciente; e a internet das coisas (internet of things). Entre as linguagens de programação mais utilizadas em big data, duas têm se destacado nos últimos anos: R e Python. R é uma linguagem e ambiente para computação estatística e gráficos. Faz parte da filosofia do Projeto GNU e está disponível como Software Livre sob os termos da ”Licença Pública Geral do GNU” da Fundação do Software Livre (Free Software Foundation’s GNU General Public License) na forma de código fonte. Ele compila e roda sobre uma larga variedade de plataformas UNIX e sistemas similares (incluindo FreeBSB e Linux), Windows e MacOS. O presente curso destina-se a pessoas que não conhecem – ou pouco conhecem – a linguagem R. Serão apresentados os princípios básicos de programação e lógica, instalação de pacotes e bibliotecas. O conteúdo abrange ainda as diferentes formas de objetos no R e geração de gráficos simples usando a função plot. Espera-se que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de importar banco de dados, usar funções básicas e ter um entendimento geral da linguagem R. Este minicurso será ministrado por professora da Universidade de Brasília da área de Métodos Quantitativos e uma Doutora na área de Biologia Molecular que são acadêmicas da área de Ciência de Dados do Grupo Ser Educacional/ Uninabuco.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 08/08 - das 09h às 11h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-02: FÍSICA PARA POETAS - UMA MANEIRA DIFERENTE DE CONHECERMOS A FÍSICA
Proponente: SBF
Ministrante: Adilson Jesus Aparecido de Oliveira (UFSCar)
Ementa: "Física para poetas - uma maneira diferente de conhecermos a Física" é um curso que se propõe apresentar a Física de uma forma diferente, evitando o uso de conceitos matemáticos e priorizando a discussão dos conceitos físicos a partir de elementos culturais, tais como a música, poesia, arte e cinema. Nesse sentido, conceitos complexos como relatividade, física quântica, entropia entre outros são abordados de maneira que se desperte o interesse dos alunos, mostrando que a física pode ser tão inspiradora e bela como outras formas de conhecimento.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 09/08 - das 09h às 11h
Público alvo: Geral
Carga horária: 6 horas



WMC-03: ANÁLISE DE VARIANTES GENÉTICAS E TÉCNICAS EM PATOLOGIA MOLECULAR
Proponente: UnB - UnB
Ministrantes: Caroline Ferreira Fratelli (UnB), Ligia Canongia de Abreu Cardoso Duarte (UnB) e Izabel Cristina Rodrigues da Silva (UnB)
Ementa: Demonstração de como é realizada a Análise de Variantes Genéticas, explorando a pesquisa de diferentes genótipos em associação com grupos de estudo, bem como o desenvolvimento e aplicação de Técnicas Laboratoriais utilizadas em Patologia Molecular.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 10/08 - das 09h às 11h
Público alvo: Geral
Carga horária: 6 horas



WMC-04: SEMICONDUTORES E APLICAÇÕES
Proponente: SBMicro
Ministrantes: Jacobus Willibrordus Swart (UNICAMP), Roberto Ricardo Panepucci (MCTI) e Sergio Bampi (UFRGS)
Ementa: Será oferecida uma descrição ampla sobre a área micro/nanoeletrônica, seus fundamentos, tecnologias, projeto de circuitos integrados, ferramentas de projeto e aplicações. Sensores e circuitos integrados fotônicos são cada vez mais integrados nos sistemas e serão também apresentados.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 11/08 - das 09h às 11h
Público alvo: Alunos de graduação
Carga horária: 8 horas



WMC-05: ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES E INTERSECCIONALIDADES: CONTRIBUIÇÕES DA SAÚDE COLETIVA PARA REPENSAR O BRASIL
Proponente: ABRASCO
Ministrantes: Rosana Onocko-Campos (UNICAMP), Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS) e Diana Anunciação Santos (UFRB)
Ementa: O enfrentamento das desigualdades na área da saúde coletiva é condição central para a efetiva soberania nacional. Ciência e independência precisam se articular para permitir um desenvolvimento nacional que não se baseie em estratégias extrativistas e espoliadoras, senão em uma nova aliança entre ecologia e democracia radical. A Saúde Coletiva como campo científico pode fornecer categorias analíticas para o estudo, compreensão e aprimoramento das políticas públicas ao permitir desvendar as sutis e complexas relações interseccionais entre subjetividade, gênero e raça/etnia.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 12/08 - das 09h às 11h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-06: VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Proponente: UnB - UnB
Ministrantes: Izabel Cristina Rodrigues da Silva (UnB) e Ruth da Conceição Costa e Silva Sacco (FIOCRUZ)
Ementa: Histórico da Vigilância Sanitária no Brasil- da abertura dos Portos em 1808 até a atual pandemia de COVID-19. Principais conceitos sobre Vigilância Sanitária. Funções da Vigilância Sanitária: de Anvisa ao usuário vigilante.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 08/08 - das 13h às 15h
Público alvo: Geral
Carga horária: 6 horas



WMC-07: LIMITES BIOFÍSICOS AO CRESCIMENTO ECONÔMICO: A VISÃO DA ECONOMIA ECOLÓGICA
Proponente: ECOECO
Ministrantes: Andrei Domingues Cechin (UnB), Lucas Ferreira Lima (UNICAMP) e Beatriz Macchione Saes (UNIFESP)
Ementa: O curso aborda o debate sobre os limites ao crescimento e sobre a sustentabilidade a partir dos fundamentos da economia ecológica, da crítica da economia ecológica à economia neoclássica, da caracterização do processo produtivo a partir de uma visão biofísica e do metabolismo social das economias.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 15/08 - das 15h às 17h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-08: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AOS ESTUDOS DEMOGRÁFICOS
Proponente: ABEP
Ministrantes: Jarvis Campos (UFRN), Tathiane Mayumi Anazawa (INPE) e Ana Paula Dal'Asta (INPE)
Ementa: De caráter introdutório, este workshop voltado para projeção e grades populacionais tem como objetivo apresentar as principais projeções disponibilizadas por órgãos oficiais (e suas características), bem como as metodologias e acesso às bases de dados das grades populacionais de grandes projetos globais, além de algumas técnicas para manipulação de dados nesse suporte espacial.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 10/08 - das 13h às 15h
Público alvo: Geral
Carga horária: 6 horas



WMC-09: COMUNICAÇÃO, ANTIRRACISMO E PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO
Proponente: INTERCOM
Ministrantes: Tâmara Caroline Almeida Terso (UFBA), Tarcízio Roberto da Silva (UFABC) e Márcia Guena dos Santos (UNEB)
Ementa: O Webminicurso “Comunicação, Antirracismo e Pensamento Afrodiaspórico” tem como objetivo principal aprofundar discussões que articulam comunicação, informação, tecnologias, raça e racismo, a partir de uma matriz teórico-metodológica que prioriza as contribuições do pensamento amefricano e indígena, especialmente feminino, visto que, como argumenta Lélia Gonzalez (1988), intelectual negra brasileira, um dos principais entraves para não conectarmos ações políticas libertadoras – não apenas no Brasil, mas em toda a América – é o apagamento de que somos povos diversos, porém atravessados pelas experiências dos povos originários e africanos. Outra noção norteadora do Webminicurso é a da interseccionalidade enquanto paradigma de compreensão das sociedades baseada em opressões de raça, classe, gênero, sexualidade e demais marcadores, além de chave teórico-metodológica que busca capturar os efeitos estruturais e dinâmicas da interação entre dois ou mais eixos da subordinação, no sentido de desmontá-los (Crenshaw, 2002; Collins, 2015). Estruturado em quatro módulos, de 2h cada, o Webminicurso se propõe a contribuir também para a construção de novas epistemes, baseadas em alternativas à racionalidade técnica eurocentrada, ampliando o combate ao epistemicídio de teorias racializadas.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 11/08 - das 13h às 15h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-10: EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA
Proponente: SOCICOM
Ministrantes: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC)
Ementa: A Educomunicação e a Comunicação Pública da Ciência possuem diversos pontos em comum. Os principais talvez sejam o caráter social e inclusivo de suas bases epistemológicas de sustentação, a sensibilização para a importância do desenvolvimento dos pensamentos crítico e científico e suas relações com a defesa da democracia e do empoderamento de minorias, proporcionando voz e vez nos debates públicos relevantes para o exercício pleno da cidadania. Nossa proposta analisa a importância do consumo crítico dos meios de comunicação, a relevância do combate à desinformação e aos movimentos anti-ciência e os benefícios de enxergar o mundo através das lentes da ciência.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 12/08 - das 13h às 15h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-11: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, HUMANIDADES E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO USO DOS PODCASTS
Proponente: ABA
Ministrantes: Carolina Parreiras Silva (UNICAMP), Soraya Fleischer (UnB) e Patrícia Pinheiro (UFPB)
Ementa: Este minicurso, promovido pelo Comitê de Comunicação e Divulgação Cientifíca da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), tem como objetivo refletir, a partir de três experiências antropológicas, sobre o uso dos podcasts como ferramenta de divulgação científica. A pandemia de Covid-19 deixou claro o papel central assumido pelas tecnologias de informação e comunicação em nossas relações cotidianas, bem como os muitos contenciosos e desigualdades envolvidos no uso e adoção destas tecnologias. Desse modo, o curso pretende abordar as potencialidades e os desafios do uso do podcast, entendido como artefato digital, a partir do compartilhamento de experiências que abarcam os eixos de divulgação científica, ensino/aprendizagem e extensão. As três aulas ministradas tomam como foco podcasts antropológicos chamando atenção tanto para a relação de partida entre divulgação científica e tecnologias quanto para o processo de ensino, as possibilidades de experimentação com formatos, a composição de roteiros, a questão da escala e do alcance e os desafios e limites existentes neste formato.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 08/08 - das 16h às 18h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-12: INTERAÇÃO E DIÁLOGO COM O PROFESSOR CONTADOR DE HISTÓRIAS
Proponente: UnB - UnB
Ministrante: Ângela Barcellos Café (UnB)
Ementa: Estimular a descoberta do potencial criativo e comunicativo de cada participante, por meio dos princípios e fundamentos para o contador de histórias aprendiz. O mini curso propõe exercícios individuais e coletivos para o autoconhecimento, explorando o universo da comunicação, com base nos conhecimentos que envolvem corporeidade e oralidade.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 09/08 - das 16h às 18h
Público alvo: Geral
Carga horária: 8 horas



WMC-13: CLUBES DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS: FORMATOS, METODOLOGIAS, PROJETOS E PRÁTICAS
Proponente: SBPC - Sociedade
Ministrantes: Daniela Tomio (FURB), Luciene Santana Ferreira (COC Imperatriz) e Patrick de Oliveira (SEEDUC/RJ)
Ementa: A ciência é fator de desenvolvimento social, econômico e cultural e num cenário como o do nosso país, onde grande parcela da população tem pouco (ou nenhum) acesso à produção científica, a criação de clubes de ciência em nossas escolas é mais que prioritária: é uma questão de soberania nacional. Através deles, fora do horário escolar, discussões são promovidas utilizando-se de diferentes temáticas, reforçando a formação científica dos nossos jovens. O conteúdo deste minicurso é baseado na experiência de professores que lideram Clubes de Ciências na CIEP 449 Intercultural Brasil França (SEEDUC-RJ), no Instituto Educacional Sul Maranhense-COC Imperatriz e no Colégio Estadual Sol Nascente (SEEDUC-RJ).
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 10/08 - das 16h às 18h
Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária: 8 horas



WMC-14: ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Proponente: UnB - UnB
Ministrantes: Rosana de Castro (UnB), Ana Paula Aparecida Caixeta (UnB) e Lígia Libâneo (Unialfa)
Ementa: Em um mundo imerso em pluralidades estéticas e seus efeitos, há de se perguntar: como dar conta das sensibilidades e das subjetividades presentes e evidentes nos universos “reais” e “virtuais”, reverberadas nas salas de aula do século XXI? O WEBminicurso Arte e Educação Estética na Formação de Professores reúne três especialistas com formações diversificadas (artes visuais, literatura e psicologia) para apresentarem ideias sobre a Estética e os seus desdobramentos sobre a Arte e a Educação. Em especial, para debater sobre uma formação inicial necessária ao licenciando das diferentes áreas do conhecimento, que contribua para preparar o futuro professor no que diz respeito à compreensão da realidade material pela sensibilidade. Metodologicamente, são utilizadas palestras expositivas sobre o tema, leituras de textos e rodas de conversa.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Dia e hora da aula Live: 11/08 - das 16h às 18h
Público alvo: Alunos de graduação
Carga horária: 8 horas