Lista de cursos:



Minicursos PRESENCIAIS

(LOTADO) WMC-01: COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Modelo: Presencial

Proponente: SBC

Ministrantes: Leila Ribeiro (UFRGS), Thais Vasconcelos Batista (UFRN) e Rozelma Soares de França (UFRPE)

Ementa: Computação é essencial na formação do cidadão do século XXI, e deverá fazer parte dos currículos de todas as escolas do Brasil a partir de 2023, conforme o parecer aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura, que definiu normas sobre o ensino de computação na Educação Básica. Neste contexto, este minicurso tem como objetivo discutir sobre temas relacionados ao ensino de Computação na Educação Básica: O que é Computação e sua relevância na formação escolar; Habilidades dos eixos pensamento computacional, mundo digital, cultura digital; oportunidades e desafios de implantação da Computação nos currículos escolares.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 102 - 1º andar



(LOTADO) WMC-02: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A PREDIÇÃO E CONTROLE DE EPIDEMIAS

Modelo: Presencial

Proponente: SBPC - Sociedade

Ministrante: José Luiz de Souza Pio (UFAM)

Ementa: A pandemia de COVID-19 infectou mais de 600 milhões de pessoas causando mais de 6 milhões de mortes. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma ferramenta essencial para auxiliar na previsão e no controle da pandemia. Este minicurso explorar como a IA pode ser aplicada para enfrentar os desafios impostos pelas doenças infecciosas epidêmicas. Os participantes terão a oportunidade de explorar novas tecnologias para enfrentar emergências de saúde pública, fortalecer sistemas de saúde e aprender como as técnicas de IA podem ser utilizadas para prever padrões de propagação, identificar áreas de risco, otimizar estratégias de intervenção e mitigar os impactos das epidemias.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 101 - 1º andar



(LOTADO) WMC-03: O UNIVERSO EXTREMO

Modelo: Presencial

Proponente: SBF

Ministrante: João Ramos Torres de Mello Neto (UFRJ)

Ementa: O que é a matéria? Quais são as leis básicas que regem o Universo? Ele é finito ou infinito? Houve um começo e haverá um fim? Que mensagens nos enviam explosões de supernovas, colisões de buracos negros e outros eventos catastróficos? Dos gregos a Einstein, como evoluiu nossa visão do mundo? Como a física modela nossa percepção do universo e quais são suas limitações? Neste curso apresentamos as ideias básicas das áreas da física que lidam com tais questões: física de astropartículas e cosmologia. As palestras serão apresentadas num nível introdutório e dirigidas ao público amplo.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 103 - 1º andar



(LOTADO) WMC-04: UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL, CASCAS DE FRUTAS E SEMENTES NA PRODUÇÃO DE SABÃO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Fabiana Cristina Araujo Nascimento (UFPA), Silvana Neves de Melo (UFPA) e Nayara Maria Monteiro da Silva (UFPA)

Ementa: Aplicar conhecimentos de sustentabilidade em resíduos sólidos e líquidos, com a finalidade de transformar os materiais em produtos com novas funcionalidades para a população.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: LABA - Lab. de Biossoluções da Amazônia



(LOTADO) WMC-05: GEOTECNOLOGIA E DESASTRES NATURAIS: ANÁLISE E MAPEAMENTO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Carla Braga Pereira (UFPA), Arianne Kelly dos Santos Mendonça (UFPA) e Carolina da Silva Gonçalves (UFPA)

Ementa: Conceitos e Definições de Desastres Naturais. Uso das Geotecnologias no âmbito dos Risco e Desastres Naturais. Prática: Aplicação do Geoprocessamento para Análise e Mapeamento de Desastres.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Lab. Informática 1 - ICEN



(LOTADO) WMC-06: ESTUÁRIOS E TIDAL RIVERS DA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA: GEOMORFOLOGIA E DINÂMICA SEDIMENTAR

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Nils Edvin Asp Neto (UFPA)

Ementa: As zonas costeiras estão na linha de frente das mudanças climáticas globais. Devido aos fluxos gigantes do rio Amazonas, o entendimento das particularidades da Zona Costeira Amazônica (ZCA) é essencial. Neste minicurso abordaremos a geomorfologia, o regime de macromarés e seus efeitos; a circulação e dinâmica estuarina e suas particularidades regionais; o papel das descargas fluviais e suas variações espaço-temporais; as implicações das mudanças climáticas, entre outros temas. O público-alvo inclui principalmente alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 104 - 1º andar



(LOTADO) WMC-07: MACROBRACHIUM ROSENBERGII (CAMARÃO GIGANTE-DA-MALÁSIA): UM GIGANTE TAMBÉM NA INVASÃO DE ÁGUAS AMAZÔNICAS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Dalila Costa Silva (UFPA), Victoria Marena do Rego Henriques (UFPA) e Viviane Cristina da Costa Santos (UFPA)

Ementa: Invasões biológicas têm sido frequentes e podem trazer danos ambientais e econômicos para as áreas onde são introduzidas de maneira acidental ou intencional. Uma espécie é exótica quando é encontrada fora de sua distribuição natural e invasora quando causa prejuízos a diversidade biológica do local de introdução. Dessa forma, o minicurso tem como objetivo explanar sobre o cenário atual das espécies exóticas e invasoras no Brasil, com enfoque no camarão gigante-da-Malásia que está presente nos estuários amazônicos, trazendo riscos a biodiversidade local, em especial, ao camarão regional.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Lab. ICB (LAP08) - Prédio anexo Manuel Ayres



(LOTADO) WMC-08: INSETOS FORENSES: A BIODIVERSIDADE A FAVOR DA LEI

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Ana Lúcia Nunes Gutjahr (UEPA) e Carlos Elias de Souza Braga (UEPA)

Ementa: No minicurso serão tratados o histórico da entomologia forense, os principais grupos de insetos de importância forense, abordando: principais famílias de insetos; características morfológicas, aspectos biológicos (reprodução e desenvolvimento) e modo de vida dos insetos de importância forense.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 108 - 1º andar



(LOTADO) WMC-09: GENÉTICA FORENSE DE PESCADO AMAZÔNICO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Simoni Santos da Silva (UFPA), Luciana Almeida Watanabe Castro (UFPA) e Andressa Jisely Barbosa Ribeiro (UFPA)

Ementa: Diversidade de peixes de importância comercial na Amazônia, marcadores de DNA utilizados na identificação de espécies, métodos de identificação molecular de espécies, métodos de extração de DNA, reação em cadeia da polimerase, PCR multiplex, eletroforese, autenticação de pescado processado.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 107 - 1º andar (aulas 1 e 2) e Lab. Biologia Molecular, Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade - CEABIO (aulas 3 e 4)



(LOTADO) WMC-10: PLANTAS DA AMAZÔNIA COSTEIRA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Moirah Paula Machado de Menezes (UFPA), Ulf Mehlig (UFPA) e Jessica Conceição Dergan (UFPA)

Ementa: Conhecer os tipos de vegetação e as espécies vegetais que compõem os ecossistemas da Amazônia Costeira. Serão oferecidas noções dos principais ecossistemas e noções de taxonomia das espécies nativas destes ecossistemas.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Lab. ICB (LAP09) - Prédio anexo Manuel Ayres



(LOTADO) WMC-11: CURADORIA E CONSERVAÇÃO DE MATERIAL ZOOLÓGICO PARA COLEÇÕES DIDÁTICO-CIENTÍFICAS NA AMAZÔNIA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Fabio Batagini Quinteiro (UFPA) e Rodrigo Petry Corrêa de Sousa (UFPA)

Ementa: Coleções zoológicas são importantes ferramentas de ensino e conservação da biodiversidade. O objetivo deste minicurso é capacitar pessoas na aplicação de práticas de curadoria e conservação de espécimes zoológicos em coleções didático-científicas na Amazônia. Serão abordadas questões teórico-práticas referentes a preparação e conservação de vertebrados e invertebrados; dificuldades práticas de manutenção de coleções na Amazônia; construção de minicoleções e seu uso na pesquisa, ensino e divulgação científica; noções de biossegurança e manuseio de espécimes e conservantes de material zoológico.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Lab. ICB (LAP06) - Prédio anexo Manuel Ayres



MC-12: PEIXES COMERCIALIZADOS NA AMAZÔNIA COSTEIRA: RECONHECENDO OS PRINCIPAIS GRUPOS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Grazielle Fernanda Evangelista Gomes (UFPA), Paula da Conceição Praxedes Santana (UFPA) e Thais Sousa Martins (UFPA)

Ementa: Grupos de Peixes: evolução e sistemática; Morfologia; Caracteres para identificação morfológica das principais famílias; Identificação Molecular com Barcode de DNA.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 109 - 1º andar



(LOTADO) WMC-13: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DAS BASES CONCEITUAIS AO PLANEJAMENTO EDUCATIVO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Geyse Aline Rodrigues Dias (UFPA) e Aline Macêdo de Queiroz (UFPA)

Ementa: Propõe-se uma formação sobre Educação em Saúde, histórico, bases conceituais, competências e elaboração de planejamento educativo, para a instrução ao desenvolvimento de ações de promoção à saúde e conscientização ambiental. O curso visa ampliar a oferta de ações de educação em saúde na região amazônica fundamentadas nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 110 - 1º andar



(LOTADO) WMC-14: ANÁLISE DE ÍNDICES DA PLATAFORMA ADAPTABRASIL PARA GESTÃO DO SETOR SAÚDE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Tatiane Cristina Moraes de Sousa (USP), Fabiane Bertoni dos Reis (FIOCRUZ) e Cassia Maria Gama Lemos (INPE)

Ementa: O minicurso tem como objetivo apresentar e capacitar os inscritos na navegação da Plataforma AdaptaBrasil/MCTI e nos possíveis usos dos conceitos, metodologias e resultados. As abordagens teóricas e metodológicas encontram-se ancoradas em conceitos sobre mudanças climáticas e indicadores socioecológicos para a construção e avaliação dos riscos climáticos. O exercício prático consistirá no manuseio da plataforma identificando áreas com maior ou menor exposição, vulnerabilidade e capacidade adaptativa, assim como a análise dos seus fatores influenciadores, no cenário presente e futuro.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Lab. Informática 2 - ICEN



MC-15: MOROSIDADE ESTATAL ANTE O DIREITO FUNDAMENTAL À TITULAÇÃO QUILOMBOLA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Queila da Costa Couto do Couto (MALUNGU)

Ementa: O presente minicurso reflete sobre o direito ao território e os impactos da não titulação das comunidades Quilombolas no estado do Pará, a partir de análises realizadas nos procedimentos administrativos utilizados pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e pelo Instituto de Terras do Pará - ITERPA, comparando as duas estruturas administrativas que por dever de ofício devem reconhecer os direitos territoriais quilombolas, na tentativa de identificar se a demora na finalização do processo de titulação é uma questão de lei ou procedimento administrativo.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 116 - 1º andar



(LOTADO) WMC-16: COMPREENDENDO O PATRIMÔNIO CULTURAL DA SAÚDE DE BELÉM/PA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Camyla Lorena Torres Silva (UFPA) e Larissa Silva Leal (UFPA)

Ementa: Este minicurso tem como objetivo principal fornecer uma compreensão preliminar do patrimônio cultural da saúde em Belém, Pará, destacando a importância da preservação, valorização e inovação na arquitetura relacionada à saúde na região. O curso explorará o papel vital que o patrimônio arquitetônico relacionado à saúde desempenha na história da saúde local, enfatizando sua contribuição para a manutenção da memória, fortalecimento de identidades culturais e promoção da produção e difusão do conhecimento sobre os espaços assistenciais e de saúde em Belém.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 206 - 2º andar



(LOTADO) WMC-17: URBANISMO DOS POVOS DA FLORESTA - A PERSPECTIVA DAS ESPACIALIDADES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E RIBEIRINHAS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Giselle Fernandes de Pinho (UFPA), Kamila Diniz Oliveira (UFPA) e Catarine de Nazaré Moreira Saunier (UFPA)

Ementa: Discutiremos a complexidade espacial de grupos da Amazônia brasileira. Enfocaremos nas populações tradicionais, formadas por ribeirinhos, grupos indígenas e quilombolas, que constroem de forma única e intrincada com os signos naturais suas territorialidades. Explicando suas tecnologias, morfologias e espacialidades. Dessa forma, expondo como o urbanismo dos povos da floresta expressa a presença de uma rede de localidades tradicionais amazônicas que se conectam com os centros urbanos próximos por meio de funções e dinâmicas diversas, construindo sua própria urbanização na floresta.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 207 - 2º andar



(LOTADO) WMC-18: URBANISMO, PAISAGISMO E PERCEPÇÃO SENSORIAL: LIÇÕES DE CONVIVÊNCIA E SUSTENTABILIDADE A PARTIR DO ENTORNO DO RIO SAPUCAJUBA NO CAMPUS DE SAÚDE DA UFPA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Ana Cláudia Duarte Cardoso (UFPA), Rachel Sfair Ferreira Benzecry (UFPA) e Luiz de Jesus Dias da Silva (UFPA)

Ementa: O centro da cidade de Belém perdeu sua massa verde e aterrou ou canalizou seus cursos d´água transformando-os em canais de drenagem e esgoto. A área do igarapé Sapucajuba é um raro remanescente de trama verde e azul dentro da cidade, que foi transformada em laboratório interdisciplinar para pesquisa e extensão sobre urbanismo solidário, adequação técnica de paisagismo e drenagem sustentável, análise sensorial e descrição etnográfica do lugar. A meta é apresentar novas formas de pensar e agir no ambiente construído: resgatar a memória, regenerar a vegetação e o rio e melhorar a cidade.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 209 - 2º andar



(LOTADO) WMC-19: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A NECESSIDADE DE CIDADES RESILIENTES

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Aline Maria Meiguins de Lima (UFPA), Evanice Pinheiro Gomes (UFPA) e Patricia da Silva Holanda (UFPA)

Ementa: Introdução às Mudanças Climáticas e Resiliência Urbana: principais conceitos, porque Cidades Resilientes?; Projeções e cenários de mudanças climáticas: relatório do IPCC, eventos climáticos extremos nas cidades; Vulnerabilidade Urbana e Avaliação de Riscos; Impactos das Mudanças Climáticas nas Cidades Amazônicas; Construindo Cidades Resilientes; Política, Governança e Ação Climática.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 213 - 2º andar



MC-20: PESQUISA PERFIL-OPINIÃO EM MUSEUS: DADOS QUANTITATIVOS PARA VISITAS DE QUALIDADE

Modelo: Presencial

Proponente: ABCMC

Ministrantes: Mônica Dahmouche (Fundação Cecierj) e Andréa Fernandes Costa (MN/UFRJ)

Ementa: Visão geral sobre pesquisas de público em museus, com ênfase na pesquisa do tipo perfil-opinião. Motivações para a realização de pesquisas de público em museus - que informações elas podem oferecer? Exemplos nacionais e internacionais de pesquisa de perfil-opinião em museus. Estudo de caso do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia - OMCC&T. A pesquisa Perfil-Opinião do OMCC&T e o estudo longitudinal realizado em museus de ciência do Rio de Janeiro. A construção do instrumento de pesquisa, definição de amostra e análise dos dados. Recortes seccionais realizados e resultados encontrados. Dinâmicas práticas.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 214 - 2º andar



(LOTADO) WMC-21: COMO CRESCER NAS REDES SOCIAIS FALANDO DE CIÊNCIA

Modelo: Presencial

Proponente: Serrapilheira - Instituto

Ministrantes: Clarice Cudischevitch (Instituto Serrapilheira), Pedro Lira (Instituto Serrapilheira) e Raika Moisés (Instituto Serrapilheira)

Ementa: Não é porque um perfil nas redes sociais é institucional que seu conteúdo também precisa ser. Nesta oficina, vamos falar como o Serrapilheira, instituto privado sem fins lucrativos de apoio à ciência, cresceu 1.160% no Instagram de 2019 a 2024 explorando a ciência como um conteúdo cativante. Apresentaremos, ainda, a estratégia do blog do Serrapilheira na Folha de S.Paulo, o Ciência Fundamental, que aposta em um formato não óbvio de divulgar ciência: menos manchetes do tipo “Estudo mostra que banana previne câncer” e mais perguntas fundamentais do tipo “Por que bebês nascem jovens e não velhos?”

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral, especialmente estudantes de jornalismo e jornalistas

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 316 - 3º andar



MC-22: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E JORNALISMO SOCIOAMBIENTAL NA AMAZÔNIA, COM FOCO NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO SONORO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Rosane Steinbrenner (UFPA), Rosa Luciana Rodrigues (UFPA) e Claudiane Carvalho (UFPA)

Ementa: Proposto pelo Projeto de Extensão “Retratos da Resistências: conflitos socioambientais e visibilidade midiática”, vinculado à FACOM e ao PPGCOM da UFPA, em parceria com a RádioWeb UFPA, o minicurso constará de abordagens conceitual e prática sobre aspectos do jornalismo socioambiental e da popularização da ciência, considerando o agravamento dos cenários de exploração da natureza, dos territórios e de quem neles vive. Elaboração e discussão de pautas para produções sonoras e mapeamento de contextos de circulação de notícias. Comunicação pública e cultura científica como Bem Comum.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 216 - 2º andar



(LOTADO) WMC-23: DESCOLONIZAÇÃO DOS PRODUTOS DERIVADOS DO CACAU

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Tainá Guimarães Barros (UFPA)

Ementa: O minicurso visa explorar os conhecimentos ancestrais, apresentando informações históricas e culturais sobre o cacau, destacando sua relevância na vida das comunidades indígenas. Serão abordados temas como as técnicas de cultivo, colheita e processamento do cacau pelos indígenas e a utilização de seus subprodutos na alimentação, medicina tradicional e rituais religiosos. Será enfatizada a importância da preservação desses conhecimentos ancestrais e valorização da biodiversidade amazônica. O curso terá uma abordagem prática, com produtos derivados do cacau, como bebidas e cosméticos naturais.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Novo local: Laboratório 1D Química Geral – Faculdade Química/ICEN



MC-24: ENTRE LUTAS E FEMINISMOS: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NA PROTEÇÃO DOS TERRITÓRIOS DAS AMAZÔNIAS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Bárbara Faciola Pessôa Baleixe da Costa (UFPA) e Taynara Do Vale Gomes Pinho (UFPA)

Ementa: Gênero, raça, classe e outros marcadores sociais se interseccionam impactando como as mulheres se relacionam com diferentes escalas territoriais. O repertório espacial se apresenta como fundamental no enfrentamento dos impactos da crise climática, e descolonizar a lente de análise possibilita reconhecer a diversidade de soluções que emergem das espacialidades amazônicas, especialmente as protagonizadas por mulheres. Este minicurso pretende abordar o protagonismo das mulheres no saber fazer local e na proteção socioambiental, articulando o debate teórico com experiências concretas.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 301 - 3º andar



(LOTADO) WMC-25: ETNOGRAFIA E HISTÓRIA ORAL EM COMUNIDADES AMAZÔNICAS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: José Guilherme dos Santos Fernandes (UFPA) e Daniel dos Santos Fernandes (UFPA)

Ementa: O uso de etnografia e história oral em pesquisas de campo em realidade amazônica deve considerar a colaboração entre pesquisadores e “nativos”, com vistas à construção de saber local que deslinde os discursos envolvidos e suas representações “ficcionais”. Para tanto, este curso metodológico pretende trazer a experiência dos ministrantes no Salgado Paraense e no Baixo Tocantins, com instrumentos e procedimentos que foquem o contexto comunitário, a entrevista, o registro audiovisual, a transcrição e o uso das coletas em produções científicas, e ainda a possibilidade de coautoria com os “locais”.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Alunos de Pós-graduação

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 302 - 3º andar



MC-26: MONITORAMENTO AMBIENTAL TERRITORIAL INDEPENDENTE DA VOLTA GRANDE DO XINGU: IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA NA DEFESA DA PARTILHA E DOS USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA NO CONTEXTO DO SISTEMA DE OPERAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Cristiane Costa Carneiro (MPF), Thais Mantovanelli (UFSCar) e Juarez Pezzuti (UFPA)

Ementa: Apresentar estratégias metodológicas de pesquisa colaborativa de produção de conhecimento científico intercultural, a partir do Monitoramento Ambiental Territorial Independente (MATI), que monitora territórios bioculturais fundamentais para reprodução da fauna aquática no Xingu. Contextualizar a pesquisa entre os Juruna Yudjá da Terra Indígena Paquiçamba, comunidades ribeirinhas da Volta Grande do Xingu e pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Defender a criação de espaços deliberativos de participação social em decisões sobre usos múltiplos e partilha de água.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 303 - 3º andar



(LOTADO) WMC-27: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: (DES)CAMINHOS, DIREITOS E POSSIBILIDADES NAS AMAZÔNIAS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Almires Martins Machado - Guarani (UFPA), Uwira Xakriabá (UFPA) e Rosani de Fatima Fernandes- Kaingang (UFPA)

Ementa: Problematiza-se a luta histórica dos movimentos indígenas por educação escolar, os direitos assegurados via legislação indigenista a partir da Constituição Federal de 1988 e as estratégias elaboradas pelas lideranças, comunidades, educadores e organizações indígenas para efetivar educação específica, bi/multilíngue. Pensada como espaço de diálogo interepistêmico e intercientífico para o “manejo” do mundo não indígena, a Educação Escolar Indígena vem sendo cada vez mais reivindicada pelos povos indígenas. No entanto, a oferta de EEI com qualidade tem inúmeros desafios nas Amazônias, dentre eles, o racismo estrutural e o racismo institucional que se perpetuam nas relações de colonialidade que negam o direito fundamental à educação.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 304 - 3º andar



MC-28: MUSEUS E MAPAS NA DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA: OS CENTROS DE CIÊNCIAS E SABERES

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA), Tomas Paoliello Pacheco de Oliveira (UEMA) e Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Ementa: As iniciativas de pequenos museus localizados em aldeias, povoados, assentamentos e bairros periféricos fazem da imaginação museológica um relevante instrumento de memória, articuladas com os mapas resultantes dos processos de cartografia social dos territórios desses povos e comunidades consistindo em ações políticas. Evidenciam práticas de mobilização de unidades sociais, em situações designadas conflitos territoriais. Objetiva-se discutir práticas etnográficas e instrumentos de tecnologia social que fundamentam as classificações inerentes às taxinomias elaboradas para exposição museal.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 401 - 4º andar



MC-29: POVOS INDÍGENAS E O DIREITO À CONSULTA LIVRE, PRÉVIA E INFORMADA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Rodrigo Magalhães de Oliveira (MPF), Vinícius da Silva Machado (UFPA) e Rosani de Fatima Fernandes- Kaingang (UFPA)

Ementa: O direito à consulta livre, prévia e informada dos povos indígenas está assegurado na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e se configura instrumento importante na garantia dos direitos indígenas no Brasil, especialmente relacionados à garantia dos territórios. Pretendemos problematizar, a partir de experiências de construção de protocolos de consulta e de estudos de caso referentes à consulta, os desafios e possibilidades de construção e implementação dos protocolos por comunidades, organizações indígenas e instituições parceiras.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 306 - 3º andar



MC-30: POVOS INDÍGENAS, HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Tallyta Suenny Araújo da Silva (MPEG) e Rhuan Carlos dos Santos Lopes (UNILAB)

Ementa: A proposta é fundamentada na perspectiva da história indígena de longa duração observando a relação entre História, Arqueologia e Antropologia. O objetivo é demostrar a agência dos povos indígenas na construção de paisagens sustentáveis. Pretende-se: a) debater os conceitos de história indígena e do indigenismo, arqueologia da paisagem e etnologia indígena; b) demonstrar a construção de paisagens amazônicas a partir da presença indígena; c) refletir sobre a relação entre povos amazônicos e meio ambiente; d) indicar estratégias de pesquisa e didáticas para a inserção do tema em sala de aula.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 308 - 3º andar



MC-31: DEBATES AFROCENTRADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE COMBATE AO RACISMO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Isabell Theresa Tavares Neri (UFPA) e Lucia Isabel da Conceição Silva (UFPA)

Ementa: Objetivo: promover reflexões, leituras e compartilhamentos de vivências a respeito de práticas pedagógicas escolares e não escolares, formação continuada de professor(a)es e políticas públicas comprometidas em fomentar relações étnico-raciais positivas. Conteúdos: História da educação brasileira e suas africanidades; Conceito de políticas públicas para a Educação Básica; Políticas de cotas/ ações afirmativas (compensatórias); A lei 10.639 e sua implementação na Educação Básica; Relações étnico-raciais e política de formação de professores; Por uma didática antirracista na educação infantil, fundamental, médio (ed. básica) e ensino superior.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 309 - 3º andar



(LOTADO) WMC-32: NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL E TRABALHO DE CAMPO

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA) e Cynthia Carvalho Martins (UEMA)

Ementa: Cartografia Social e o trabalho de campo. Noções teóricas e práticas de pesquisa do Projeto Nova Cartografia Social. Os mapas como instrumentos da descrição etnográfica. Os mapas como expressão das relações de força. A Nova Descrição. Apresentação de experiências de pesquisa.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 315 - 3º andar



(LOTADO) WMC-33: EVOLUÇÃO HUMANA: ORIGENS, TRAJETÓRIA BIOCULTURAL E HISTÓRIA PROFUNDA NA AMAZÔNIA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Pedro José Tótora da Glória (UFPA)

Ementa: Este minicurso trata da trajetória evolutiva humana do ponto de vista biocultural, utilizando-se de réplicas de fósseis humanos e instrumentos arqueológicos. No primeiro dia serão abordadas as nossas origens evolutivas dos primatas superiores aos australopitecíneos. No segundo dia, discutiremos a origem do gênero Homo e o surgimento do Homo sapiens. No terceiro dia, trataremos do campo da bioarqueologia, enfatizando a transição do forrageio para a agricultura. Por fim, no último dia, abordaremos a história profunda na Amazônia, com especial ênfase para a relação das pessoas com o ambiente.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 402 - 4º andar



(LOTADO) WMC-34: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS NEUROPSICOPEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM TEA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Valdete Leal de Oliveira (UFPA)

Ementa: O minicurso objetiva disseminar conhecimento científico acerca do Transtorno do espectro autista (TEA), bem como discutir a inclusão desses sujeitos a partir da construção de materiais neuropsicológicos. O referencial teórico que respaldara o minicurso será Análise do Comportamento Aplicada. O minicurso terá uma parte teórica e outra prática. Os cursistas serão convidados a construir materiais neuropsicológicos para desenvolver às funções executivas das crianças com TEA.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 403 - 4º andar



(LOTADO) WMC-35: METODOLOGIAS ATIVAS E O CÉREBRO APRENDIZ

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Nelson Corrêa Medrado (UFPA)

Ementa: O avanço das técnicas e dos estudos das Neurociências e Psicologia Cognitiva possibilitaram um amplo conhecimento sobre os substratos psicobiológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Desde a formação das memórias até o papel das emoções em nossa aprendizagem, atualmente existem dados importantes que podem auxiliar educadores na busca por metodologias mais eficazes para aprendizagem de alunos. Desta maneira, este minicurso tem como objetivo definir e apresentar as diferentes metodologias ativas de ensino, relacionando-as com os aspectos psicobiológicos da aprendizagem.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Lab. Informática 3 - ICEN



(LOTADO) WMC-36: A CONSTITUIÇÃO DO PESQUISADOR NARRATIVO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: France Fraiha-Martins (UFPA), Terezinha Valim Oliver Gonçalves (UFPA) e Joyce Melo Mesquita (IFMA)

Ementa: Objetivamos problematizar a constituição do professor pesquisador da própria prática para a educação em ciências, desenvolvendo relações teórico-práticas do método da pesquisa narrativa em práticas de ensino e de formação docente no contexto amazônico (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Evidenciaremos o espaço tridimensional da pesquisa e do ensino (interação, temporalidade e situação), o EU narrativo e o OUTRO no processo de construção do conhecimento científico e escolar, considerando a EXPERIÊNCIA HUMANA como ponto de partida para a formação crítico-reflexiva de estudantes e docentes amazônidas.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 408 - 4º andar



MC-37: MATEMÁTICA ACESSÍVEL E JUSTIÇA SOCIAL: POTENCIALIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO E DOS MATERIAIS MANIPULATIVOS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Monica de Nazaré Carvalho (UFPA), Joana Célia do Socorro Gomes de Andrade Martins (UEPA) e Ana Carolina Faustino (UFMS)

Ementa: Atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais em função da condição de deficiência visual. Proporcionar processos reflexivos em relação às práticas desenvolvidas no âmbito do ensino de matemática para alunos com deficiência visual em diferentes contextos e níveis de ensino. Instrumentalizar professores de Matemática para a prática da audiodescrição no contexto da escola. Explicitar as diretrizes para a elaboração de roteiros de audiodescrição didática voltada ao ensino de Matemática para pessoas com deficiência visual.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 412 - 4º andar



MC-38: FAZENDO CIÊNCIA NA FLORESTA: POPULAÇÕES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Bewãri Farias dos Reis Tembé (EIEEIFM Felix Tembé), Maria Madalena dos Santos do Carmo (SEDUC/PA) e Vanderlúcia da Silva Ponte (UFPA)

Ementa: O presente minicurso objetiva debater as abordagens metodológicas utilizadas na formação de professores para o ensino de história a partir das experiências realizadas com o povo Tembé da Terra Indígena Alto Rio Guamá, Pará. A proposta do minicurso é dialogar acerca dessas experiências com professores da rede básica e compartilhar as ferramentas produzidas em atividades de campo, debates em sala de aula e reflexões teóricas interculturais. Pretende-se com esse debate fazer o estranhamento da noção de ciência e pensá-la a partir da epistemologia indígena, a relação homem, natureza e cultura.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 406 - 4º andar



(LOTADO) WMC-39: POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: SUAS LÍNGUAS, CULTURAS, COSMOLOGIAS E VIVÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Concita Guaxipiguara Konxàrti Sõpre (FEPIPA), Ana Vilacy Moreira Galucio (MPEG) e Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)

Ementa: Apresentaremos um panorama dos povos indígenas brasileiros e suas línguas. Minoritárias no país, algumas delas estão seriamente ameaçadas. A importância dessas línguas, porém, é incontestável tanto para as comunidades indígenas, quanto para a sociedade envolvente, uma vez que culturas e cosmologias indígenas são codificadas e transmitidas por meio delas e sua perda reduz o acesso conhecimentos tradicionais importantes. Pretende-se contribuir para popularização do conhecimento sobre as línguas indígenas no país e do trabalho de estudo e documentação dessas línguas.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 407 - 4º andar



(LOTADO) WMC-41: UMA INCURSÃO À HISTÓRIA SOCIAL DA LÍNGUA GERAL NO PERÍODO COLONIAL POR MEIO DE FONTES DOCUMENTAIS

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Maria Candida Drumond Mendes Barros (MPEG)

Ementa: O minicurso está voltado para o tema do uso do tupi no período colonial como meio de comunicação entre colonizadores e indígenas. Serão usados extratos de variadas fontes do tupi colonial (dicionários, catecismos, cartas etc.) como testemunhas documentais da diversidade de situações de uso, de gêneros textuais e da origem social dos usuários da língua geral entre os séculos XVI e XVIII ao longo do litoral como na região amazônica.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 409 - 4º andar



MC-42: ANATOMIA DO BREAKING: POÉTICAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA DANÇA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Thaysa Cristina Magalhães dos Santos (UFPA) e Gesiel Ribeiro de Leão (UFPA)

Ementa: A seguinte proposta visa promover uma elaborada e completa construção do desenvolvimento de estudos e de novas técnicas docentes de ensino da dança Breaking, buscando a fundamentação teórico/prático e interdisciplinar com base na anatomia. Portanto, buscamos transformar este conhecimento em uma metodologia de ensino e aprendizagem acessível para todos, podendo desta forma evitar lesões durante o compartilhar de saberes, proporcionando uma prática confiante tanto em pesquisas como em salas de aula. A dança aprende-se e desenvolve saberes, organizações corporais e processos metodológicos através do conhecimento empírico e acadêmico.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 410 - 4º andar



(LOTADO) WMC-43: PERCEPÇÃO CORPORAL A PARTIR DO MÉTODO GYROKINESIS®

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Rosana Lobo Rosário (UFPA)

Ementa: Partindo das abordagens da Educação Somática e compreendendo suas contribuições para a percepção corporal, este minicurso se propõe a levantar questões relativas aos modos como a Educação Somática, em especial o método GYROKINESIS, pode favorecer a construção de um corpo investigador. O ciclo percepção – ação é o cerne desse processo que contribui para o aprendizado corporal. O minicurso é prático, é realizado sentado num banco ou diretamente no solo, e consiste em movimentos da coluna vertebral coordenados com a respiração.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 411 - 4º andar



MC-44: EXPLORANDO O SISTEMA AQUÍFERO GRANDE AMAZÔNIA (SAGA) NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Cleide Maria Velasco Magno (UFPA), Maria Milena de Oliveira Abreu (UFPA) e Rizia Maria Gomes Furtado (UFPA)

Ementa: Apresentação da SAGA: i) O que é; origem, extensão e importância: localização geográfica e características geológicas; ii) Importância Ambiental, o papel do SAGA no equilíbrio ecológico da região amazônica; conexões entre o SAGA e a biodiversidade local. iii) Desafios e Ameaças ao SAGA: estratégias de conservação e gestão sustentável. Ao final do minicurso, os participantes serão convidados a desenvolver em grupo uma proposta didática relacionada ao SAGA.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Professores do ensino fundamental e básico, alunos de graduação

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 414 - 4º andar



(LOTADO) WMC-45: INOVAÇÃO EM BIOECONOMIA NA AMAZÔNIA

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Hervé Louis Ghislain Rogez (UFPA), Fábio Gomes Moura (UFPA) e Jesus Nazareno Silva de Souza (UFPA)

Ementa: Introdução à Bioeconomia na Amazônia. Desafios e Oportunidades da Bioeconomia na Amazônia. Biotecnologia na Amazônia. Empreendedorismo e Startups na Bioeconomia Amazônica. Políticas Públicas para a Bioeconomia Sustentável. Inovações em Bioeconomia nas cadeias produtivas sustentáveis da Amazônia. Desenvolvimento de Projetos Sustentáveis na Bioeconomia Amazônica. A Importância da Educação e Capacitação na Bioeconomia Amazônica.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 415 - 4º andar



(LOTADO) WMC-46: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Modelo: Presencial

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Ana Paula Dias Andrade (UFPA), Thiago Almeida Barros (UNAMA) e Ivana Cláudia Guimarães de Oliveira (UNAMA)

Ementa: Neste minicurso orientaremos a elaboração de vídeos utilizando suportes mobile para captação de som e imagem e ainda para edição e veiculação com foco na difusão e divulgação científicas de pesquisas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e em especial ao objetivo de número 13: “Ação contra a mudança global do clima”. Toda produção parte de um conceito que leva à construção de um roteiro. Então, objetiva-se demonstrar como esses temas podem ser traduzidos em narrativa audiovisual e como e quais conteúdos podem motivar vídeos de interesse público.

Dias: 09, 10, 11 e 12/07/24

Horário: das 08h00 às 09h30

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas

Local: Mirante do Rio - Sala 416 - 4º andar



Webminicursos VIRTUAIS

WMC-47: COMPREENDENDO E ESTIMANDO A POLUIÇÃO LUMINOSA POR MEIO DA ESCALA DE BORTLE E DO STELLARIUM

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Franciney Carvalho Palheta (UFPA)

Ementa: Introdução à poluição luminosa e seus impactos. Utilização da Escala de Bortle para avaliar a poluição luminosa. Demonstração prática com o Stellarium. Estratégias de mitigação e conscientização. Conexão com a sustentabilidade.

Público alvo: Professores do ensino fundamental e básico

Carga horária: 4 horas



WMC-48: O ENSINO DE ASTRONOMIA EM CIÊNCIAS COM O USO DO STELLARIUM

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Franciney Carvalho Palheta (UFPA)

Ementa: Conceitos básicos de astronomia. Introdução ao Stellarium. Uso prático do Stellarium para observação do céu, identificação de constelações e planetas. Desenvolvimento de atividades didáticas e construção de planos de aula usando Stellarium. Funcionalidades avançadas do Stellarium.

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 4 horas



WMC-49: BIOACÚSTICA E SUAS APLICAÇÕES PARA ESTUDOS DA BIODIVERSIDADE

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Maria Luisa da Silva (UFPA) e João Marcelo Brazão Protázio (UFPA)

Ementa: A Bioacústica consiste no estudo de sons emitidos por animais. Esses sons representam sinais de comunicação e, portanto, têm um papel fundamental no comportamento das espécies que os utilizam. Atualmente, a bioacústica participa de uma ampla gama de pesquisas, como aprendizado e memorização, fisiologia da comunicação, estrutura da comunidade e adaptações ambientais, propagação e identificação de sinais. A comunicação sonora é um processo biológico e está sujeita a processos evolutivos.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-50: SOFTWARE QGIS: INTRODUÇÃO E APLICAÇÕES

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Yan Rafael GIllet Santa Brigida (UFPA) e Camila Ferreira Leão (UFPA)

Ementa: O enfoque será utilização do Software Qgis como uma ferramenta para estudos científicos e de conservação. Serão abordados os aspectos teóricos e práticos do QGIS, incluindo a preparação dos dados e a aplicação de exemplos práticos. Os alunos(as) irão aprender sobre os fundamentos teóricos do geoprocessamento, bem como a aplicação em análises ecológicas. Ao final do minicurso, espera-se que os alunos(as) estejam aptos a utilizar os principais bancos de dados, construir e editar mapas no programa e interpretá-los para a tomada de decisões de conservação.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-51: SANEAMENTO, SUSTENTABILIDADE, INCLUSÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA COMBINAÇÃO NECESSÁRIA NA AMAZÔNIA

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Cezarina Maria Nobre Souza (IFPA), Vania Neu (UFRA) e Eliana Souza Machado Schuber (IFPA)

Ementa: Conceito e legislação em saneamento. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável correlatos ao saneamento. Promoção da Saúde (origem, campos de atuação, princípios). Saneamento na perspectiva da Promoção da Saúde e da qualidade de vida e (caraterísticas que marcam as intervenções). Tecnologias Sociais em saneamento para a Amazônia e Promoção da Saúde (dimensões das tecnologias sociais na perspectiva da Promoção da Saúde). Experiências de Tecnologias Sociais em saneamento. Habitação saudável na Amazônia. Tecnologias sociais no enfrentamento das alterações climáticas.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-52: REGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO: DESAFIOS À UNIVERSALIZAÇÃO E A AGENDA 2030 DA ONU (ODS6)

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha (UFPA), Silvia Gomes Noronha (UFPA) e Victor Costa dos Reis (UFPA)

Ementa: A principal estratégia do saneamento brasileiro para universalizar o acesso até 2030 (ODS6) é a regionalização do serviço. Pretende-se substituir com vantagens o subsídio cruzado do modelo anterior, porém há grandes desafios a enfrentar. O minicurso tem como objetivo apresentar a água como direito fundamental, o novo marco do saneamento e o modelo de regionalização, relatar as experiências de regionalização de alguns estados brasileiros, indicar os principais problemas (regulatórios, econômicos e distributivos) e debater melhorias tendo como benchmark a redução da pobreza (Sen; Brown; Nussbaum).

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-53: DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS A PARTIR DO TESOURO VERDE DA CAATINGA E DO CERRADO

Modelo: Virtual

Proponente: SBPM

Ministrantes: Glauco de Kruse Villas Bôas (FIOCRUZ), Claudia Quintino da Rocha (UFMA) e Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal (UFC)

Ementa: Bioprospecção de fármacos de origem vegetal. Fitoquímica. Bioma cerrado. Bioma caatinga. Desenvolvimento de fármacos de origem vegetal. Tecnologias de produtos naturais. Química e farmacologia pré-clínica de plantas medicinais da caatinga e do cerrado. Doenças inflamatórias. Doenças parasitárias.

Público alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 4 horas



WMC-54: PEDAGOGIAS FEMINISTAS NO TRATO COM AS PRÁTICAS CORPORAIS E ESPORTIVAS: COMBATENDO ESTEREÓTIPOS NOCIVOS DE GÊNERO

Modelo: Virtual

Proponente: CBCE

Ministrantes: Mariana Zuaneti Martins (UFES) e Mariana Cristina Borges Novais (UFJF)

Ementa: Abordagens feministas a serem adotadas com urgência no trato pedagógico, nos diversos âmbitos e níveis de educação não-formal, e também na seara do treinamento desportivo. Considerando os estereótipos nocivos de gênero que, histórica e culturalmente imputam papéis sociais a meninos/homens e meninas/mulheres, configurando-se como barreiras para seu desenvolvimento pleno enquanto cidadãos e cidadãs, é imperioso que docentes e profissionais da área da Educação Física adotem estratégias metodológicas alinhadas aos estudos culturais e feministas com vistas à atenuação dos prejuízos gerados (em curto prazo) e à eliminação de tais barreiras (a longo prazo).

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-55: REDESENHO DA PAISAGEM RURAL: SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA PARA A READEQUAÇÃO AMBIENTAL

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Rosana Quaresma Maneschy (UFPA), Maria do Socorro Almeida Flores (UFPA) e Daniel Araujo Sombra Soares (UFPA)

Ementa: Prevê contextualizar sobre as possibilidades de redesenho da paisagem para apoiar processos de readequação ambiental em propriedades rurais e municípios. Serão apresentadas as noções conceituais e classificação de Sistemas Agroflorestais (SAF), legislação ambiental, estudos de casos, mapeamento do solo e seus produtos cartográficos. Os SAFs são indicados na reabilitação de áreas degradadas de Sistemas de Produção, e, na recomposição de Reserva Legal e Área de Proteção Permanente auxiliando na recuperação de microbacias, na sucessão ecológica florestal e na conexão de fragmentos florestais.

Público alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-56: CULTIVO DO CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA MACROBRACHIUM AMAZONICUM: POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DA CARCINICULTURA NA AMAZÔNIA

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Manoel Alessandro Borges de Aviz (IFPA), Manoel Luciano de Aviz Quadros (IFPA) e Luciano Domingues Queiroz (IFPA)

Ementa: Aspectos gerais sobre a criação de camarões de água doce. Aspectos gerais sobre a espécie M. amazonicum. As fases de cultivos do camarão. Sistemas de cultivos e técnicas utilizadas nas fases de larvicultura, berçário e engorda. Estrutura necessárias para produção de pós larvas. Manejo durante a fase larval, berçário e engorda. Qualidade de água durante a fase larval e de crescimento final. Alimentação durante a fase de larvicultura, berçário e engorda. Manejo de reprodutores e alimentação. Tecnologia de criação em sistemas consorciados. Tecnologias emergentes para o cultivo de espécies nativas.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-57: DIREITO DO CONSUMIDOR E SEGURANÇA DIGITAL

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Dennis Verbicaro Soares (UFPA), Janaína Vieira Homci (UFPA) e Hugo José de Oliveira Agrassar (UFPA)

Ementa: A revolução técnico-científica exige o contínuo avanço na pesquisa do Direito do Consumidor em sua perspectiva digital. O minicurso proporciona um estudo avançando na área da segurança digital do consumidor, sendo debatidos os seguintes temas: a) discriminação e determinismo algorítmicos nas relações de consumo, b) Gig Economy, inteligência artificial e práticas abusivas na sociedade da informação e c) privacidade dos consumidores nas chamadas cidades inteligentes.

Público alvo: Alunos de graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-58: BASES E ANÁLISE DE DADOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Carlos Eduardo Martins (UFPA) e José Raimundo Barreto Trindade (UFPA)

Ementa: Trabalhar teórica e instrumentalmente diferentes bases de dados que possibilitam analisar as cidades médias amazônicas, para a elaboração dos estudos de caso, tais como: bases do IBGE, PIB municipal, pesquisa MUNiC, dados da RAIS e, ainda a base de dados usadas pelos programas sociais do Governo Federal. Tais bases fornecerão a compreensão da base produtiva de cada cidade, retratada em sua estrutura produtiva e distribuição das atividades entre os grandes setores econômicos como: Agricultura, Serviços e Indústria, assim como conhecer os padrões de emprego e salarial de cada município.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-59: MORFOLOGIA URBANA DAS CIDADES AMAZÔNICAS

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: José Júlio Ferreira Lima (UFPA), Alberto Patrick Cassiano Lima (UFPA) e Roberta Menezes Rodrigues (UFPA)

Ementa: O minicurso versará sobre as bases conceituais da morfologia urbana a partir da abordagem do Planejamento e do Desenho Urbano na região amazônica. Relaciona padrões de urbanização com espaços de interesse ambiental nas cidades da região. Examina os conceitos de configuração urbana, centralidades urbanas, forma urbana concentrada, forma urbana dispersa e densidade construtiva. Explora metodologias de avaliação de tecidos urbanos.

Público alvo: Alunos de graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-60: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: USANDO AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENGAJAMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Anderson Brito da Silva (UFPA), Mônica de Souza Figueiredo (UFPA) e Layane Aviz dos Reis (UFPA)

Ementa: Exploraremos estratégias inovadoras que combinam comunicação audiovisual e redes sociais para conscientização e ação em prol da sustentabilidade. Mostraremos como o poder das mídias digitais e da geração de conteúdo pode contribuir para um futuro sustentável e inclusivo, adicionando contribuições que alinham-se ao novo contrato social com a natureza. Este webminicurso tem como foco profissionais, acadêmicos, docentes e técnicos, de todas as áreas do conhecimento, que querem ou já usam as redes sociais como ferramenta para divulgação e engajamento sócio-científico-ambiental.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-61: O PAPEL DAS GOVERNANÇAS LOCAIS DE POVOS TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Luciana Otoni de Souza (UFPA)

Ementa: Estudar os principais impactos sofridos em comunidades quilombolas na Ilha de Marajó-PA objetivando compreender a participação das governanças locais sob a ótica das lideranças comunitárias que envolve a participação social e do envolvimento do poder público local, apontando suas potencialidades e fragilidades. Atualiza as reflexões baseando-se nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 que tem promovido problemáticas como a desigualdade social, analisa com base na percepção das lideranças a realidade que vivem e o período particular sob a influência da Covid-19.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-62: TURISMO SUSTENTÁVEL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Silvia Helena Ribeiro Cruz (UFPA) e Susy Rodrigues Simonetti (UEA)

Ementa: As práticas de turismo sem garantir a participação, sustentabilidade e desenvolvimento local tem levado a diversas vulnerabilidades das populações locais. Há urgência em alcançar um turismo que prescinde da sustentabilidade para uso dos recursos turísticos disponíveis, e para isso a importância da transversalidade dos ODS no turismo na Amazônia garantindo que as populações locais possam beneficiar-se do turismo de forma responsável, assim como ressaltar a discussão e compromissos em relação às mudanças climáticas.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-63: ESTADO LAICO NA PRÁTICA: DIREITO, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Modelo: Virtual

Proponente: SBPC - Sociedade

Ministrantes: Sérgio Tavares de Almeida Rego (FIOCRUZ), Maria Cecilia Pedreira de Almeida (UnB) e Sandra Lúcia Escovedo Selles (UFF)

Ementa: A concepção de Estado laico é objeto de disputa no Brasil atual. Algumas correntes de pensamento e ação recusam as tentativas de instituições religiosas de utilizar o Estado para financiar-se e para exercer tutela sobre a moral coletiva; outras entendem que o acolhimento estatal das demandas confessionais é o que caracteriza a laicidade. Essa disputa gera conflitos que se manifestam na prática das políticas públicas, domínio em que eles estão mais acirrados

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-64: RELAÇÕES HOMEM-NATUREZA

Modelo: Virtual

Proponente: SBPC - Sociedade

Ministrantes: Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP), Fernanda Antônia da Fonseca Sobral (SBPC/UnB) e Juremir Machado da Silva (PUCRS)

Ementa: Este curso visa discutir as relações entre homem e natureza, aproveitando a oportunidade de nossa Reunião Anual se realizar na região amazônica, onde o Brasil mais preserva (mesmo mal) a sua natureza. Para tanto, é importante debater a relação entre homem e natureza por meio do trabalho - como abordada por Marx - que analisa, com outros autores, como também a destruição da natureza ao longo da modernidade ocidental, quanto as tentativas – em especial de Rousseau e Morin – no sentido de firmar um contrato com ela, que seja positivo para a natureza e para a humanidade.

Público alvo: Geral

Carga horária: 4 horas



WMC-65: INOVAÇÕES EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OS NEXOS CONTEMPORÂNEOS ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA DE ENSINO

Modelo: Virtual

Proponente: ABECS

Ministrantes: Marili Peres Junqueira (UFU), Thiago Ingrassia Pereira (UFFS) e Elias Gomes (UFMG)

Ementa: Compreenderemos as (des)articulações pedagógicas na prática de inovações no ensino de Ciências Sociais para a formação de professores, frente às recentes reformas educacionais. Pretende-se refletir sobre as inovações na educação escolar e contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de ensino.

Público alvo: Professores do ensino fundamental e básico e alunos de graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-66: O PENSAMENTO SOCIAL DE LÉLIA GONZALEZ E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Modelo: Virtual

Proponente: ABECS

Ministrantes: Rosana da Silva Pereira (UnB) e Welitânia de Oliveira Rocha (UnB)

Ementa: Partindo dos princípios epistemológicos que envolvem o Pensamento Social de Lélia Gonzalez, pretende-se explorar os principais conceitos que envolvem a sua contribuição intelectual no ensino de sociologia na educação básica. Compreende-se que ensino de sociologia e as relações étnico-raciais devem ser desenvolvidas na práxis docente enquanto potencialidade de dialogicidade com a história e cultura do país.

Público alvo: Geral

Carga horária: 4 horas



WMC-67: INTRODUÇÃO A ARTE RUPESTRE BRASILEIRA

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Fabiana Comerlato (UFRB), Carlos Alberto Santos Costa (UFRB) e Viviane da Silva Santos (UFRB)

Ementa: Conceitos em arte rupestre. Suportes, pigmentos, técnicas de confecção, composições e agenciamentos gráficos. História das pesquisas em arte rupestre no Brasil. A arte rupestre nas regiões brasileiras. Análises e interpretação da arte rupestre. Preservação do patrimônio rupestre. A conservação dos sítios e paisagens rupestres. As experiências brasileiras de gestão dos sítios de arte rupestre. Os mecanismos legais de proteção ao patrimônio rupestre brasileiro.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-68: EXPERIÊNCIAS DE PATRIMONIALIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Érico Silva Muniz (UFPA), Dário Benedito Rodrigues (UFPA) e Sandreson Marcelo Pereira da Silva (UFPA)

Ementa: Ações de preservação de bens culturais: conceitos e teorias. Legislação e mecanismos de proteção do patrimônio cultural. O papel de arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação. Debates teóricos e técnicas de conservação documental e arquitetônica. A educação patrimonial na escola e em espaços de educação não formal. O patrimônio na construção de identidades locais, regionais e nacionais. Produção de materiais pedagógicos: cartilhas, roteiros, mapas, cadastros, inventários, iconografia e filmes. Discussão da interface entre Patrimônio Cultural e Patrimônio Natural.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-69: A INCLUSÃO DA EPILEPSIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Silene Maria Araújo de Lima (UFPA), Soraia Valéria de Oliveira Coelho Lameirão (UFPA) e Valdete Leal de Oliveira (UFPA)

Ementa: A epilepsia é uma doença neurológica crônica que atinge 2% da população mundial e é a segunda maior doença depois do AVC. Apesar de sua importância e frequência, ainda é uma doença que carrega muito estigma e preconceito por falta de um conhecimento adequado. Nosso objetivo visa discutir a inclusão da epilepsia no cenário Amazônico, enfatizando o conhecimento a respeito da doença, a importância do diagnóstico e intervenção precoce, assim como a necessidade de capacitação de profissionais que atendam as pessoas com epilepsia e seus familiares, nos diferentes ambientes que compõem a sociedade.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-70: INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA AMAZÔNIA

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Valdete Leal de Oliveira (UFPA)

Ementa: Transtorno do Espectro Autista também conhecido por TEA, diz respeito a Transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente três grandes áreas do desenvolvimento humano. A comunicação, as relações sociais e os comportamentos. Atualmente, tem-se evidenciado no contexto brasileiro um crescente aumento dos diagnósticos de TEA em pessoas de diferentes faixas etárias e escolaridade. No tocante a realidade das escolas situadas na região norte do território brasileiro, o panorama sem dúvida é mais crítico. Buscar-se-á evidenciar essa realidade.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-71: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrante: Ariadne da Costa Peres (UFPA)

Ementa: Educação em ciências, formação de professores; Vivências educativas de professores como alunos – Simetria Invertida; espaços formais e não formais.

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 6 horas



WMC-72: ENEM E QUÍMICA: MATRIZ DE REFERÊNCIA E MICRODADOS COMO INSTRUMENTOS POTENCIALIZADORES DO ENSINO

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Laís Conceição Tavares (IFPA) e Eduardo Bechara Filho (IFPA)

Ementa: A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do ENEM encerra o componente curricular Química e é norteada por uma matriz de referência que valoriza a articulação entre os conhecimentos científicos e o contexto de vida. Apesar da existência de orientações curriculares nacionais, a aprendizagem significativa de Química ainda não é uma realidade. Considerando este contexto, apresentamos a proposta de Web Minicurso com abordagem sobre a aprendizagem significativa e sobre histórico, conceitos e microdados do ENEM, competências e habilidades de CNT e objetos de conhecimento de Química.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-73: O CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR/COM PESQUISA E GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Jônatas Barros e Barros (UFPA), Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento (UFPA) e Eduardo Paiva de Pontes Vieira (UFPA)

Ementa: Ensino de ciências por/com pesquisa e a construção de gêneros textuais: aspectos teóricos, metodológicos e práticos do ensino de ciências por/com pesquisa com gêneros textuais, com possibilidades práticas na educação básica, vislumbrando o pleno diálogo com as Bases Curriculares Nacionais.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-74: POR OUTROS MODELOS DE FORMAÇÃO: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADES DEMOCRÁTICAS

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Raphael Carmesin Gomes (UFPA), Olinda Rodrigues da Silva (UFPA) e Carlos Alberto Batista Maciel (UFPA)

Ementa: História da Extensão Universitária. Extensão e formação no pensamento filosófico de Paulo Freire. A Resolução n.º 7/2018 do Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação: diretrizes da extensão universitária; atividades acadêmicas de extensão; componentes curriculares de extensão, modalidades de extensão. Extensão Universitária e formação democrática: características e repercussão sobre o egresso dos cursos de graduação. O caso da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-75: CIÊNCIA ABERTA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O QUE MUDA E O QUE NÃO MUDA NA REDAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Modelo: Virtual

Proponente: ABEC Brasil

Ministrantes: Piotr Trzesniak (UFPE), Sigmar de Mello Rode (UNESP) e Germana Barata (UNICAMP)

Ementa: O curso apresenta, sob uma óptica estratégica, os fundamentos e a escrita de artigos científicos de alta qualidade, e sua posterior avaliação, publicação e divulgação. Um artigo será um sucesso caso relate uma pesquisa consequente, construída respeitando-se epistemologia, terminologia, metodologia e ética. Porém, além disso, precisa ser adequadamente divulgado dentro e fora dos limites da academia – aspecto que merecerá especial atenção. Descreveremos a trajetória do texto após sua submissão, detalhando os papéis dos atores envolvidos, tendo como pano de fundo os movimentos da Ciência Aberta – dados abertos, revisão aberta, preprints - e os recursos de Inteligência Artificial Generativa.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-76: EXPERIMENTOS DE DEMONSTRAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Modelo: Virtual

Proponente: SBPC - Sociedade

Ministrante: Claudio Hiroyuki Furukawa (USP)

Ementa: Oferecer um curso baseado em experimentos de demonstrações para o ensino de ciências. Na medida do possível iremos trabalhar com montagens experimentais usando materiais simples e de baixo custo, que podem ser utilizados em demonstrações de conceitos fundamentais de física ou, em alguns casos, nas experimentações e tomada de dados pelos alunos. Metodologia: Baseado nas demonstrações de alguns experimentos do Laboratório de Demonstrações EWH - IFUSP.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-77: ABORDAGEM MULTINÍVEL NA ANÁLISE COMPARADA DA ADESÃO À DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Modelo: Virtual

Proponente: SBPC - Sociedade

Ministrantes: Naiara Sandi de Almeida Alcantara (UFPA) e Ednaldo Aparecido Ribeiro (UEM)

Ementa: Visamos introduzir a técnica estatística de análise multinível para estudos comparados, o objetivo é realizar uma avaliação comparativa da adesão à democracia em todos os países da América Latina, analisados pelo Barômetro das Américas Ao término do curso, almeja-se que os participantes tenham adquirido os seguintes conhecimentos: i) Método estatístico para comparação entre países; ii) Compreensão das diversas abordagens no estudo da democracia.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-78: MUSEUS INDÍGENAS VIRTUAIS: EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA E MEMÓRIA ANCESTRAL NAS TELAS

Modelo: Virtual

Proponente: UFPA - Universidade

Ministrantes: Cleane da Silva Nascimento (UFRR), Ananda Machado (UFRR) e Carla Cristina Damasceno de Oliveira (UFRR)

Ementa: A memória ancestral indígena tem muito a ensinar. A Lei 11.645/2008 pede que criemos espaços e debates como os propostos por esse minicurso. Estamos cada vez mais virtuais, sobretudo após a pandemia e é a partir dessa perspectiva que buscamos promover a aprendizagem por meio dessa ferramenta. É uma alternativa para o público de modo a preencher as lacunas tanto no sentido de levar a arte para pessoas mais “distantes”, como cumprir a LDB no tocante ao ensino de arte que concerne em “promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas