Lista de WEBMinicursos:
WMC-01: MODELOS FÍSICOS-MATEMÁTICOS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Ministrantes:
José Dias do Nascimento Jr. (UFRN), Leandro Almeida (UFRN) e Wladimir Lyra (New Mexico State University, USA)
Ementa:
Este WEBMinicurso é focado no público não especializado em epidemiologia e modelos. O objetivo é de preencher uma lacuna significativa no entendimento deste formalismos tão imporntante no momento atual. Iremos abordar os fundamentos de modelagem física/matemática e construção de modelos fenomenológicos utilizados no enfretamento da COVID-19 e usados em diversos ramos das ciências em geral. Apresentaremos os fundamentos dos modelos do tipo Kermack+McKendrick já estabelecido em 1927 no período pós epidêmico da gripe espanhola. Mostraremos as diferenças e particularidades entre modelos SIR / SEIR / SEIRS(AQH+), assim como trataremos de aspectos matemático e estatístico na construção de códigos computacionais. Por fim, utilizaremos o modelo MOSAIC construído por nossa equipe e mostraremos algumas particularidades e utilização desta ferramenta no enfrentamento da COVID-19.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
20/07, das 08h às 10h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-02: LUZ, SUA NATUREZA, INTERAÇÃO COM A MATÉRIA E APLICAÇÕES
Ministrantes:
Vanderlei Salvador Bagnato (USP), Sebastião Pratavieira (USP) e Euclydes Marega Jr (USP)
Ementa:
Serão apresentados os conceitos básicos da constituição da luz bem como os mecanismos básicos da interação da luz com a matéria. Utilizando demonstrações apresentaremos os efeitos resultados da interação da luz com a matéria. Absorção, emissão, fluorescência serão demonstrados. As aplicações em física, e ciencias da saúde serão exemplificados.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
20/07, das 11h às 13h
Público alvo:
Alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-03: INTRODUÇÃO EVOLUÇÃO ESTELAR E EXOPLANETAS
Ministrantes:
José Dias do Nascimento Jr. (UFRN), Leandro Almeida (UFRN) e Wladimir Lyra (New Mexico State University, USA)
Ementa:
Este WEBMinicurso é focado no público geral interessado em Astronomia e particularmente nos atuais avanços da Evolução e Estrutura estelar e busca por Exoplanetas. Na introdução, cobriremos aspectos observacionais e teóricos da astrofísica e abordaremos aspectos fundamentais da Teoria da evolução estelar, assim como da formação dos planetas no nosso sistema solar e dos exoplanetas. Apresentaremos as técnicas observacionais de busca por planetas, revisaremos alguns importantes conceitos da física, tais como emissão de corpo negro, constituição da luz entre outros e faremos um apanhado dos principais resultados pesquisa atual nesta magnifica aventura humana que é o entendimento do cosmos.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
20/07, das 14h às 16h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-04: APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR NA SAÚDE
Ministrante:
Silvia Maria Velasques de Oliveira (CNEN)
Ementa:
A Física Nuclear estuda os fenômenos que possibilitam o uso da energia nuclear, enquanto que a Radiobiologia estuda os efeitos da interação da radiação com a matéria e os seres vivos. O WEBMinicurso apresenta as aplicações de radioisótopos para diagnóstico, terapia, agricultura e meio ambiente. São descritas as características básicas do núcleo atômico e de suas transformações, os principais radioisótopos e tipos de detectores de radiação que permitem identificar a exposição às radiações ionizantes e equipamentos/técnicas para aquisição de imagens. São propostas algumas questões para debate, visando fixar conceitos básicos e interpretar como o assunto é divulgado pela mídia. A ementa do WEBMinicurso segue os capítulos do livro eletrônico de mesmo tÍtulo de autoria da professora, o qual foi editado em 2017 pela SBPC e publicado em seu site. O WEBMinicurso visa preencher uma lacuna na formação de professores do ensino médio, porque a BNCC introduziu o tema na 9a série do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio, porém o assunto não faz parte das ementas dos cursos de licenciatura de Física, Biologia ou Ciências.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
20/07, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-06: PLASTINAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Ministrantes:
Athelson Stefanon Bittencourt (UFES) e Yuri Favalessa Monteiro (UFES)
Ementa:
Numa exposição do corpo humano, o visitante busca conhecer a si, e se surpreende com as descobre daquilo que é a sua morada, o seu corpo. Por milênios, este conhecimento esteve oculto nos porões da academia, restrito a um seleto grupo de acadêmicos. Uma nova releitura desta questão foi provocada pela plastinação, criada pelo alemão Dr. Gunther von Hagens-1977. De forma pioneira no Brasil, o Museu de Ciências da Vida da UFES trabalha para desmistificar e difundir as ciências do corpo humano, que com a plastinação, garante ludicidade, acessibilidade e qualidade ao conteúdo e serviços oferecidos.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
21/07, das 11h às 13h
Público alvo:
Professores, pesquisadores e profissionais das áreas da biologia, anatomia, saúde, química, artes, museus, educação e divulgação científica, e afins; além de estudantes do ensino médio, supero e de pós-graduação.
Carga horária:
8 horas
WMC-07: VÍRUS GIGANTES: EXPANDIDO OS LIMITES DA VIROSFERA
Ministrantes:
Rodrigo Araújo Lima Rodrigues (UFOP e UFMG), Paulo Victor de Miranda Boratto (UFMG) e Victória Fugêncio Queiroz (UFMG)
Ementa:
Este WEBMinicurso trará a história por trás da descoberta de um grupo peculiar de vírus que vem quebrando diversos paradigmas da virologia. Ao longo das webaulas serão abordados temas relevantes que envolvem os vírus gigantes, como a ecologia e evolução destas entidades complexas. Traremos ainda uma visão prática de como é feito o isolamento e a caracterização destes vírus, e como podemos aplicar o conhecimento gerado por meio destes estudos tanto da biotecnologia, quanto no ensino de virologia. Ainda, discutiremos ao vivo a importância de estudar os vírus gigantes e como isso tem contribuído para o progresso da ciência.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
21/07 - das 14h às 16h
Público alvo:
Alunos de graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-08: CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E JOGOS INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ministrantes:
Moaldecir Freire Domingos Junior (UFRN) e Camila Ursulla Batista Carlos (UFRN)
Ementa:
Os conteúdos da Educação Física podem e devem propiciar aos estudantes a inserção na cultura de movimento, ou seja, conhecer as diferentes formas de movimento do corpo das diferentes culturas. Assim, os Jogos Indígenas nas aulas de Educação Física são saberes que possibilitam diferentes formas de movimentos consigo mesmo, com o outro, com a natureza. Nesse caminho, o WEBMinicurso englobará a apresentação de uma estado da arte sobre as pesquisas que envolvem corpo, jogos indígenas e educação física; para seguida, experimentar, refletir e (re)elaborar coletivamente possibilidades pedagógicas dos jogos indígenas nas aulas de Educação Física.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
21/07, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-09: COMPREENDENDO O CÉREBRO
Ministrantes:
Sidarta Ribeiro (UFRN), Kerstin Schmidt (UFRN) e Claudio Marcos Teixeira de Queiroz (UFRN)
Ementa:
Como chegamos a atual compreensão sobre do funcionamento do cérebro humano? Como pesquisadores do passado desenvolveram e aplicaram a tecnologia disponível a seu tempo para encontrar respostas para problemas relacionados a percepção e ao movimento, ao corpo e a mente, a saúde e a doença? Neste curso o Cérebro será apresentado para não-especialistas através de três perspectivas distintas, que funcionarão como pequenas mas eficazes janelas para abrir horizontes na imensa complexidade neural. Na primeira aula o Prof. Claudio Queiroz (UFRN) abordará a estrutura e funcionamento básico do neurônio, para então explicar uma doença que resulta do mau funcionamento neuronal: a epilepsia. Na segunda aula a Prof. Kerstin Schmidt (UFRN) apresentará os sistemas sensoriais e seu circuitos corticais, com foco na visão. Na terceira aula o Prof. Sidarta Ribeiro (UFRN) incluirá uma apresentação do ciclo sono-vigília e um aprofundamento sobre as funções cognitivas do sono e dos sonhos. A quarta aula contará com a presença dos três professores, para discussão das questões trazidas pelos alunos.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
22/07, das 08h às 10h
Público alvo:
Estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas
Carga horária:
8 horas
WMC-10: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS
Ministrantes:
Cristina Araripe Ferreira (FIOCRUZ) e Wagner Nagib (Fiocruz)
Ementa:
As tecnologias educacionais têm assumido papel preponderante nas salas de aulas, favorecendo mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem. O WEBMinicurso abordará temas e apresentará estratégias pedagógicas que visam preparar professores e alunos de licenciaturas para os novos desafios do ensino de ciências na educação básica. Com ênfase no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação, discutiremos o desenvolvimento de projetos de ciências a partir dos temas transversais Saúde e Meio Ambiente.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
22/07, das 11h às 13h
Público alvo:
Alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas
WMC-11: DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: UMA VISÃO ECONÔMICO-ECOLÓGICA
Ministrantes:
José Luiz de Attayde (UFRN), Daniel Caixeta Andrade (UFU) e Maria Amélia Rodrigues Enríquez (UFPA)
Ementa:
Crises socioambientais contemporâneas e o Antropoceno. Capitalismo, meio ambiente e sustentabilidade. Evolução institucional da ideia de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ferramentas econômicas para o desenvolvimento sustentável. A visão da economia ecológica acerca da sustentabilidade.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
22/07, das 14h às 16h00
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-12: COMO PREPARAR, AVALIAR, PUBLICAR E DIVULGAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
Ministrantes:
Sigmar de Mello Rode (UNESP), Piotr Trzesniak (UFPE) e Germana Barata (LABJOR/UNICAMP)
Ementa:
Abordar-se-á o artigo científico pelo ângulo de quem o escreve, o julga e o consulta. Um artigo decorre de uma pesquisa, devendo, desde sua concepção atender a aspectos epistemológicos, éticos e metodológicos. O curso focalizará esse processo e seu produto, proporcionando o aprendizado de estratégias para planejar, organizar, revisar, editar, ler e escrever textos científicos. Serão trabalhadas habilidades de escrita básicas, relacionadas à gramática, clareza e estilo. Discutir-se-ão as relações com os editores, tanto no papel de autor(a) como de consultor(a). A ciência aberta será enfatizada.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
22/07, das 17h às 19h
Público alvo:
Profissionais/docentes/pesquisadores/ que estejam trabalhando em seus primeiros artigos científicos, ou que, mesmo experientes, desejem conhecer melhor o processo editorial e se identifiquem com o conteúdo e os objetivos do curso.
Carga horária:
8 horas
WMC-13: FIGURAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Ministrantes:
César Barreira (UFC), José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS) e Michel Misse (UFRJ)
Ementa:
O minicurso terá três módulos. O primeiro trabalhará três dimensões da violência na América Latina: conceituações e sua operacionalização nas análises de acontecimentos; o peso dos mercados ilegais e de organizações criminais nas taxas de crimes violentos; a questão do Estado na manutenção da desigualdade social, na administração da justiça e na atividade policial. O segundo módulo discutirá as representações da violência, indicando o aspecto fragmentário e dilacerado. Trabalhará as figurações no New Journalism na América Latina, Espanha e Itália, e a violência na literatura latino-americana. O último buscará equacionar questões no cenário urbano, dialogando com os temas da insegurança, medo e crueldade. Tendo alguns eixos: a violência difusa e as novas práticas de sociabilidade.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
23/07, das 08h às 10h
Público alvo:
Alunos de graduação e de pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-14: ANÁLISE COMPUTACIONAL DA LINGUAGEM
Ministrante:
Natalia Bezerra Mota (UFRN)
Ementa:
A análise computacional tem demonstrado potencial em construir modelos e explicar fenômenos de linguagem. Este curso pretende apresentar as ferramentas computacionais criadas pelo nosso grupo para diversos fins linguísticos como, por exemplo, predizer o desenvolvimento da leitura e da fala em crianças.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
23/07, das 11h às 13h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-15: LÍNGUAS VIVAS: UMA INTRODUÇÃO AOS CONHECIMENTOS DAS LÍNGUAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL
Ministrantes:
Bruna Franchetto (UFRJ), Luciana R. Storto (USP) e Marcus Maia (UFRJ)
Ementa:
As três aulas do WEBMinicurso pretendem introduzir estudantes, pesquisadores e interessados em geral ao universo do que sabemos sobre as línguas dos povos originários ou línguas indígenas, no Brasil. Na primeira aula será oferecido um panorama quantitativo e qualitativo da diversidade destas línguas, sua classificação genética atual e sua distribuição geográfica, além de um rápido histórico sobre a formação do campo dos estudos sobre línguas indígenas e sua multiplicidade, novos caminhos de investigação com seus desafios e contribuições. Na segunda aula falaremos ainda sobre diversidade, com um olhar mais aprofundado e com o aporte de pesquisas atuais. A terceira aula será dedicada ao desbravamento de um aspecto específico e fascinante da gramática de algumas dessas línguas, mostrando que sua diversidade não apaga a presença, nelas, de princípios universais presentes em todas as línguas naturais humanas.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
23/07, das 14h às 16h
Público alvo:
Alunos de graduação e de pós-graduação e público em geral
Carga horária:
8 horas
WMC-16: METROLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, AGENDA 2030 ODS (ONU)
Ministrante:
Luciana e Sá Alves (INMETRO)
Ementa:
Os objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS - Agenda 2030 – ONU) são um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Metrologia é a ciência da medição e determina a qualidade de produtos e serviços. O objetivo do minicurso é discutir a relação entre metrologia e ODS.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
23/07, das 17h às 19h
Público alvo:
Geral
Carga horária:
8 horas
WMC-17: CIÊNCIA EMPREENDEDORA: LEVANDO SUA PESQUISA DA BANCADA PARA O MERCADO
Ministrantes:
Daniel Pimentel Neves (Emerge) e Lucas Silva Delgado (Emerge)
Ementa:
O minicurso "Ciência Empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado" foi desenvolvido especialmente para aqueles cientistas que querem unir ciência e negócios e desejam empreender a partir de suas pesquisas. A metodologia foi desenvolvida e validada ao longo de três anos pela Emerge, organização pioneira no Brasil que apoia cientistas empreendedores e inovações de base científica. O minicurso conta com quatro módulos em formato de workshop e serão abordados os seguintes temas: i) Relacionamento Ciência Mercado & Avaliação de Tecnologia; ii) Modelagem de Produto; iii) Propriedade Intelectual & Regulatório; e iv) Formação de Time & Modelagem de Pitch.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
24/07, das 08h às 10h
Público alvo:
Alunos de Pós-graduação
Carga horária:
8 horas
WMC-18: BOATOS, MENTIRAS, DESINFORMAÇÃO E CIÊNCIA
Ministrantes:
Yurij Castelfranchi (UFMG) e Vanessa Oliveira Fagundes (UFMG)
Ementa:
Fake News no contexto das desordens informacionais contemporâneas: o que são, e como funcionam, a “infodemia”, a “pós-verdade”, a desinformação, as “fake news”. Confiança na ciência e nos cientistas: como funcionam a opinião e a percepção das pessoas? Autoridade cultural da ciência, pseudo-ciências, grupos “anti-ciência”. Teorias da conspiração: quem acredita nelas, e por quê?. Checagem de fatos e debunking: o que são, como fazer, quais as limitações. Como identificar e como combater a desinformação: técnicas, táticas, estratégias, políticas.
Videoaulas:
08 a 19/07/2020
Dia e hora da aula ao vivo:
24/07, das 11h às 13h
Público alvo:
Alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores do ensino básico ou profissionalizante
Carga horária:
8 horas